
A iniciativa segue para a 42.ª edição, tendo já atribuído mais de 32 milhões de euros a 700 entidades do setor social. Este ano, serão mais cinco milhões de euros para projetos que ajudam quem mais precisa.
Corpo do artigo
Ano após ano, os Prémios BPI Fundação “la Caixa” têm sido capazes de deixar uma marca muito positiva na sociedade portuguesa, ao apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
São quatro as categorias em que o BPI e a Fundação “la Caixa” vão apostar neste ano: Capacitar – para projetos que promovem a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental –, Solidário – para projetos que apoiem a integração sociolaboral e a luta contra a exclusão social –, Seniores – para projetos que apoiem o envelhecimento ativo e saudável – e Infância – para projetos que apoiem crianças em situação de pobreza.
São quatro as categorias em que o BPI e a Fundação “la Caixa” vão apostar neste ano: Capacitar, Solidário, Seniores e Infância.
Todas as candidaturas serão avaliadas criteriosamente em três fases, a primeira fase é de avalização técnica, a segunda é de avaliação complementar realizada por dezenas de avaliadores que sejam colaboradores ou reformados do BPI em regime de voluntariado e a terceira por um júri independente. Este processo inovador enriquece a avaliação e humaniza os prémios, ao ter projetos reais a serem avaliados por pessoas reais.
Criada em 2010 como parte das políticas de responsabilidade e sustentabilidade social do banco, esta iniciativa já teve 41 edições, que permitiram apoiar 1.035 projetos implementados por 700 entidades de norte a sul do país e ilhas. Foram mais de 32,2 milhões de euros que impactaram a vida de mais de 213 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Se faz parte ou conhece um projeto com potencial para ser apoiado, candidate-se nos sites do BPI e da Fundação “la Caixa”.
