
Promovida pela Associação TOP HEALTH, entidade sem fins lucrativos, a iniciativa está, pelo segundo ano consecutivo, a estimular a cultura de reconhecimento de boas práticas, a promover o networking entre profissionais e a dinamizar ações com impacto positivo na saúde da população.
Corpo do artigo
O período de candidaturas aos Top Health Awards 2024 está a decorrer até 30 de novembro com o propósito de aumentar a notoriedade e a reputação do ecossistema da saúde em Portugal. podendo concorrer a estes prémios empresas, instituições ou serviços. Há dois modelos de candidaturas, as individuais ou elaboradas por equipas e entidades que atuem em toda a cadeia de valor no sector da saúde e são feitas pelos próprios ou nomeando terceiros. O regulamento completo e formulário de candidatura está disponível online no site da iniciativa em https://www.tophealthawards.com/top-premios.
Cristina Campos da Associação TOP HEALTH realça o critério de avaliação que este ano foi reforçado para melhor avaliar os impactos dos projetos candidatos quando postos em prática. “Vamos dar ainda mais importância às métricas e aos resultados tangíveis destes projetos na saúde da população. Queremos efetivamente avaliar e impulsionar as evidências de impacto, ou seja, as mudanças reais e efetivas para o bem-estar da nossa população, que não existiriam se a iniciativa e essa candidatura não existisse”. A organização não tem dúvidas sobre a importância de criar métricas de impacto em saúde e, por essa razão, os resultados englobando o impacto na efetividade e/ou na eficácia é um dos critérios Major para avaliar os candidatos. O modelo do projeto (colaboração, integração e parceria) é outro dos critérios aos quais se juntam entre outros a criatividade e inovação, a sustentabilidade social, a replicabilidade e o talento da equipa.
Os Top Health Awards reforçam este ano a avaliação das métricas de impacto de cada projeto candidato e estudo de opinião vai revelar perceção sobre as instituições e a saúde em Portugal.
Toda a saúde representada nos Top Health Awards
Os projetos candidatos aos Top Health Awards devem ser agrupados em cada uma das quatro categorias designadas para esta edição: Literacia em Saúde, Integração de Cuidados de Saúde, Tecnologia e Dados ao Serviço dos Resultados em Saúde e Diversidade, Equidade e Inclusão. Esta última é uma novidade comparativamente a 2023. Tal como há uma transversalidade nas categorias a concurso também o júri dos Top Health é heterogéneo. Fazem parte a Associação Nacional de Farmácias (ANF), a Ordem dos Médicos, as associações de administradores hospitalares, públicos e privados, a Plataforma Saúde em Diálogo, diversas universidades e várias empresas.
Ao apresentar na TSF as nuances da nova edição dos Top Health Awards, a organização destacou também um estudo de opinião que será feito e que vai representar o olhar dos portugueses sobre a saúde. “É um estudo de perceção individual para identificar a avaliação que cada pessoa faz da própria saúde e da atitude que tem perante a gestão da sua saúde. Este trabalho vai igualmente revelar a importância que os portugueses atribuem a cada uma das categorias dos próprios Top Health Awards como motores de uma saúde mais sustentável”, explicou Cristina Campos acrescentando ainda outros pormenores. “Queremos também perceber a perceção que os portugueses têm sobre o impacto em saúde das diversas organizações e de iniciativas como esta para uma melhoria efetiva na mudança da saúde e do bem-estar das populações”. Até ao final do ano serão anunciados resultados preliminares deste estudo que será apresentado e detalhado em março do próximo ano quando forem conhecidos os vencedores dos Top Health Awards.
