
A Fundação "la Caixa", o BPI e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) apresentam a 8.ª edição do Programa Promove. A finalidade é, uma vez mais, financiar projetos inovadores em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a promoção das regiões e comunidades do interior norte, centro e sul do território nacional.
Encontram-se abertas as inscrições para a 8.ª edição do Programa Promove - O Futuro do Interior, uma iniciativa da Fundação "la Caixa", em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Na edição de 2026 serão concedidos financiamentos a fundo perdido a três categorias de iniciativas:
- Projetos-piloto (até 150.000 euros);
- Projetos I&D mobilizadores (até 250.000 euros);
- Ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários (apoio de 5.000 euros).
As candidaturas podem ser apresentadas até 12 de fevereiro de 2026, e toda a informação relativa ao concurso pode ser consultada no site Promove. O futuro do interior.
Financiamento para iniciativas estratégicas
A nova edição do Promove prevê, para os Projetos I&D mobilizadores, o apoio para iniciativas em domínios considerados estratégicos para o progresso do interior, tais como: águas termais, parques e reservas naturais, estudos sobre riscos biológicos e promoção de novas culturas e produtos naturais. Quanto aos Projetos-piloto e Ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários, devem focar-se nos domínios de gestão de recursos naturais, criação de novos polos de desenvolvimento e inovação, e valorização do património para atração de turistas e novos residentes.
Colaboração em prol do desenvolvimento do interior do país
A revitalização do interior de Portugal é uma prioridade para a Fundação "la Caixa" e para o BPI que, através desta iniciativa, procuram financiar projetos inovadores para o desenvolvimento do interior que possam, noutras oportunidades, serem replicados em diversas regiões do país.
No caso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o objetivo passa pela promoção de projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior, tendo por base o conhecimento e a inovação assentes na valorização dos recursos e competências locais, assim como do reforço dos recursos humanos qualificados.
Desde 2018, o Programa Promove já distribuiu mais de 23,4 milhões de euros em financiamentos a fundo perdido, beneficiando 88 Projetos-piloto, 44 Projetos de I&D Mobilizadores e 67 Ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários. Deste montante, mais de 6,3 milhões foram assegurados pela FCT ao abrigo de um acordo de financiamento conjunto ("matching funds"), através do qual, desde 2021, a FCT soma a sua contribuição à da Fundação "la Caixa".
O Programa Promove financia, desde 2018, projetos inovadores em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, contribuindo para a promoção das regiões e comunidades do interior do país.
Promove 2025: 53 iniciativas beneficiaram de apoios de 6,4 milhões de euros
Na edição de 2025, o Programa Promove distribuiu financiamentos no valor de 6,4 milhões de euros para financiar 33 projetos e 20 Ideias inovadoras desenvolvidas por estudantes universitários.
Entre os selecionados em 2025 estão, entre outros: projetos que mobilizam a Inteligência Artificial (IA) para criar um arquivo digital multilíngue que documente as histórias de migrantes e refugiados, ou que envolvem o uso de robótica para a gestão sustentável da estepe alentejana; ou que promovem a valorização do património natural e cultural, como os moinhos de água do Guadiana.
Foram também premiados projetos de valorização de produtos ou subprodutos, como o uso do bagaço da azeitona para aumentar a resiliência climática dos cereais ou facilitar a gestão de águas residuais.
De entre as propostas de estudantes das entidades de ensino superior do interior foram selecionadas, entre outras, ideias que propõem a avaliação do potencial terapêutico da carqueja no cancro da próstata, ou a criação de um porta-chaves inteligente para mitigar o risco de contaminação de bebidas com substâncias indesejadas, em contexto social.
Sobre a Fundação "la Caixa"
A Fundação "la Caixa" iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2025, destinou 50 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.
