Premiar ideias inovadoras e soluções sustentáveis para as Energy Box

No dia 4 de junho, foram apresentados os projetos que podem tirar o melhor partido do enorme potencial destes equipamentos. Está pronto para os conhecer e para ver quais foram os vencedores?
Corpo do artigo
No dia 15 de maio, a EDP Distribuição lançou o "Hack the Electron", uma maratona de aprofundamento de ideias e criação de projetos, realizada em parceria com a EDP Inovação e a TAIKAI. Esta iniciativa teve o intuito de estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para as Energy Box (contadores inteligentes), de forma a tirar o melhor partido do enorme potencial que estes novos equipamentos, que estão a substituir os atuais contadores, oferecem aos utilizadores da rede, melhorar a eficiência e aumentar a qualidade de vida de milhões de consumidores de eletricidade.
Para desenvolver estas soluções e serviços, o Hack The Electron dividiu-se em duas competições: a competição A e a competição B. Na primeira, as equipas, para desenvolverem os seus projetos, receberam dados anónimos e descaraterizados de clientes domésticos como: o consumo, o tipo de tarifa, tipo de ligação e qual a potência contratada. Na segunda, as equipas receberam uma Energy Box (contador inteligente) para desenvolverem soluções inovadoras, através dos dados disponíveis e acessíveis naquele equipamento. Em jogo, estavam 15 mil euros em prémios e um passo para um mundo mais sustentável e mais inteligente.
Esta maratona contou com 135 participantes e 45 equipas, compostas por membros da comunidade investigadora, como por estudantes, engenheiros, programadores e estudantes. Todos se juntaram para criar projetos que promovam uma rede de distribuição elétrica ainda mais inteligente, onde se procura minimizar os desperdícios energéticos. 16 equipas, oito de cada categoria, chegaram à etapa final, que teve lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa, no dia 4 de junho. Aqui, em apresentações de dois minutos, foram dados a conhecer todos os projetos.
Após a deliberação do júri, foi possível conhecer os grandes vencedores. O 1º lugar da competição A foi atribuído à equipa "Energy Army Knife", que desenvolveu uma plataforma de apoio à decisão para os consumidores de eletricidade. Já o 1º lugar da competição B foi atribuído à equipa "Zews", por propor a melhoria na eficiência do sistema fotovoltaico, tirando partido dos dados da rede energética inteligente.
Veja a fotogaleria e fique a conhecer os grandes vencedores, assim como as suas ideias.