
Conteúdo Patrocinado. No dia 28 de novembro realiza-se no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa a Conferência Final do projeto ALHTOUR onde se irá fazer lançamento do HEALx-Lab - o Living Lab para o desenvolvimento de Tecnologias de Vida Assistida aplicadas ao setor do Turismo de Saúde.
Corpo do artigo
Este Living Lab irá permitir o desenvolvimento de tecnologias num ambiente colaborativo envolvendo investigadores, empreendedores e utilizadores, ou clientes finais; e a qualificação, por via do incremento da componente tecnológica e de inovação, da oferta do setor do Turismo de Saúde na região de Lisboa - uma área em clara expansão nos últimos anos.
O HEALx-Lab é o resultado de um consórcio Internacional (ALHTOUR - Assisted Living Technologies for the Health Tourism Sector), liderado pela Universidade de Lisboa - integrando ainda a Universidade de Maastricht (Holanda), a Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e a Universidade de Macerata (Itália) - e que visa potenciar a capacidade de inovação e desenvolvimento de tecnologias de vida assistida para o sector do Turismo de Saúde na região de Lisboa.
Ao longo destes três anos, este consórcio organizou um conjunto de atividades - visitas de estudo, seminários, workshops, intercâmbios de estudantes e investigadores - de modo a identificar boas práticas na promoção e apoio à inovação nos domínios das Tecnologias de Saúde, Turismo e Envelhecimento que pudessem ser adotadas na região de Lisboa. Participaram neste projeto investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana e Instituto de Ciências Sociais. Para além disso, o projeto contou com as contribuições de um conjunto de parceiros estratégicos como a José Mello Residências e Serviços, a ALTICE Labs, a GLINNT, e o HealthCluster.
Para além do lançamento do HEALx-Lab, irá realizar-se um Brokerage Event com apresentações de projetos de investigação e de Start-Ups (Pitch-Session) e sessões de intercâmbio (speed networking, networking coffee) entre empreendedores, incubadoras, empresas de capital de risco e business angels que permitirão a identificação de oportunidades de negócio e de colaboração entre os participantes.
Este projeto recebeu financiamento do Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do Grant Agreement No 692.311.