Além de paisagens de cortar a respiração e de pratos de comer e chorar por mais, o coração do país tem alguns dos eventos natalícios e festas de Réveillon mais emblemáticos. Descubra-os nesta lista.
Corpo do artigo
As ruas estão iluminadas, as árvores estão montadas na sala e os presentes debaixo da árvore. É oficial: o Natal chegou. Mas se ainda precisa de motivos para acreditar que esta é a época mais maravilhosa do ano, como dizem as canções, o Centro de Portugal ajuda-o a entrar no espírito. E como a Passagem do Ano também está mesmo à porta, damos-lhe oito sugestões de destinos onde pode viver o melhor dos dois mundos.
Região de Coimbra
O primeiro destino desta lista é, nada mais, nada menos, que o maior parque temático de Natal do Centro de Portugal. O "Castelo Mágico" de Montemor-o-Velho fica dentro das muralhas do castelo e está aberto durante todo o mês de dezembro, de quinta a domingo. Neste espaço, as crianças encontrarão todas as maravilhas natalícias que possam imaginar, desde neve e pista de gelo a insufláveis, sem esquecer a Casa do Pai Natal, o carrossel e os passeios com animais.
Se o Natal é dos mais pequenos, os adultos são donos e senhores da Passagem de Ano. Na noite de 31 de dezembro, todos os caminhos vão dar ao Largo D. Dinis, em Coimbra, onde um concerto de Tony Carreira dará as boas-vindas a 2024. O DJ Wilson Honrado e o cantor Matay também estarão presentes num dos vários palcos espalhados pela cidade.
O primeiro destino desta lista é, nada mais, nada menos, que o maior parque temático de Natal do Centro de Portugal
Para umas entradas mais tranquilas e requintadas, o Hotel Vila Galé Coimbra oferece-lhe uma vista para o Mondego, com música ao vivo e estadia incluídos. Já na Quinta das Lágrimas terá a oportunidade de entrar em 2024 onde D. Pedro e Inês de Castro viveram um amor proibido. E se são histórias que o apaixonam, prove as de Eça de Queirós no Sapientia Boutique Hotel - Books & Wine, cujo menu de Ano Novo é inspirado na obra do autor de "Os Maias". Verifique estas e outras opções.
Oeste
Quem diz que as bruxas não celebram o Natal? Tudo é possível em Óbidos Vila Natal: este ano, além das habituais Pista de Gelo e Casa do Pai Natal, existirão uma sala de Herbologia, um Laboratório de Poções, um Salão de Magia e um Tribunal de Feiticeiros. Se mal pode esperar por provar poções mágicas e ver vassouras voadoras, apresse-se porque tem até 31 de dezembro para visitar esta escola de magia e, com sorte, ser aceite como pupilo.
Igualmente mágico será o Ano Novo se o passar em Óbidos. O Praia D"El Rey Marriot Golf & Beach Resort preparou uma festa que, embora não envolva bruxas, tem tudo para ser memorável, tal como as festas de Hollywood. Já o Royal Óbidos SPA & Golf Resort espera recebê-lo como um membro da família real nesta Passagem de Ano. Vai mesmo recusar este ou outros dos muitos e animados convites preparados a pensar em si?
O Royal Óbidos SPA & Golf Resort espera recebê-lo como um membro da família real nesta Passagem de Ano. Vai mesmo recusar o convite?
Ria de Aveiro
Sabia que o maior Pai Natal do mundo está no Centro de Portugal? E sabia que o Pai Natal mais pequeno do mundo também? Para os ver com os seus próprios olhos, basta ir a Águeda: até 7 de janeiro, "Águeda é Natal" convida-o a apreciar a enorme recriação deste símbolo natalício, enquanto o desafia a encontrar o seu gémeo minúsculo. Aproveite para o fazer à noite, quando a cidade se enche de luz, cor e esperança.
Já para um plano diurno, o Comboio Histórico do Vouga da CP - Comboios de Portugal convida-o para uma viagem especial de Natal. Entre neste comboio do início do século XX em Aveiro e vá até ao Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga. Depois da visita, a viagem continua com uma paragem para visitar o centro histórico de Águeda. Mas o destino final só chega no dia 31, num dos excelentes hotéis de Águeda. Mesmo no centro da cidade e com vista para o Vale do Rio Águeda, ou em outro local, os estabelecimentos hoteleiros preparam programas glamorosos para um Réveillon inesquecível.
Beira Baixa
Se achou que o Centro de Portugal já tinha batido todos os recordes com os Pais Natais de Águeda, espere até descobrir que é também nesta região que existe o maior madeiro de Natal do país. Mais especificamente, é em Penamacor, Vila Madeiro, que esta tradição continua viva e se recomenda todos os anos.
Trata-se de uma enorme fogueira no adro da igreja à volta da qual a população se reúne para se aquecer e celebrar o Natal em conjunto, depois da Missa do Galo. Todos os passos até chegar a este momento são rituais vividos com intensidade pelos locais. Antes de os jovens de 20 anos receberem a população para o Madeiro, o abate das árvores, o cortejo dos tratores que as transportam no dia 8 e a festa da Imaculada Conceição dão vida a Penamacor.
Além de o convidar a viver esta tradição, a Beira Baixa sugere-lhe passar o Ano Novo na sua região. Em Castelo Branco, por exemplo, fantásticas unidades hoteleiras estão a preparar festas onde a gastronomia e a animação serão donas e senhoras desta noite.
Finda a Consoada, está na hora de fazer planos para dia 31 e o Grande Hotel Thermas, em São Pedro do Sul, ajuda-o a decidir como quer passar o ano
Viseu Dão Lafões
Sabemos que há muitos motivos para visitar a região de Viseu Dão Lafões o ano inteiro, contudo, é só até 8 de janeiro que pode ganhar prémios por comprar no comércio local do Sátão. Ao longo da iniciativa "Natal no comércio local - Ofereça Sátão", por cada 20 euros gastos numa loja do concelho, pode ganhar vouchers de compras no valor máximo de 1505 euros. Quando já tiver todos os presentes assegurados, aproveite para espreitar a exposição de artesanato "Das minhas mãos", de Rute Sousa, no Posto de Turismo.
Finda a Consoada, está na hora de fazer planos para dia 31 e o Grande Hotel Thermas, em São Pedro do Sul, ajuda-o a decidir como quer passar o ano. A estadia neste fabuloso hotel, com acesso a um dos maiores e mais desenvolvidos complexos termais da Península Ibérica é a forma perfeita de se despedir de 2023. Mas existem muitas outras opções. Veja quais são e faça a sua marcação.
Serra da Estrela
No coração da Serra da Estrela, o Natal é vivido com ainda mais magia. E não, não é só porque aqui neva mesmo. O concelho de Seia é um dos mais natalícios do país, ou não fosse Cabeça a Aldeia Natal 2023. "Uma aldeia genuína, pelas mãos de gente genuína", Cabeça ficou conhecida por viver o Natal de forma sustentável, simples e autêntica. Todos os anos, os habitantes decoram a aldeia com enfeites feitos a partir do que a Terra dá e abrem as portas de suas casas para receber os visitantes.
A este museu natalício a céu aberto juntam-se outros eventos espalhados um pouco por todo o concelho. Em Seia, a magia do Natal materializa-se numa feira com Pista de Gelo, Carrossel Parisiense, Mercado e Casa do Pai Natal. Além de diversões que prometem entreter os mais novos, a cidade vai encher-se de luzes e de iguarias da região.
No coração da Serra da Estrela, o Natal é vivido com ainda mais magia. E não, não é só porque aqui neva mesmo
Depois do dia 25, as festividades continuam no Casas da Lapa Nature & SPA Hotel, na aldeia da Lapa dos Dinheiros. Este maravilhoso hotel oferece-lhe um programa de Passagem de Ano único, com direito a dois passeios no Parque Natural da Serra da Estrela e dois piqueniques no meio da Natureza. Consulte esta e outras opções.
Região de Leiria
Desde 24 de novembro que Leiria se transformou num mundo encantado do Natal. "Natal e magia, é em Leiria" é o programa que, até 6 de janeiro, convida residentes e turistas a pedirem desejos ao Pai Natal, a divertirem-se no Recreio dos Duendes e a equilibrarem-se na Pista de Gelo. Na Praça Rodrigues Lobo existem Mercadinhos natalícios onde poderá comprar os presentes mais originais e provar delícias regionais, enquanto assiste a concertos, peças de teatro e espetáculos de dança.
Mas se achou que Leiria tinha gastado todas as suas cartas na época natalícia, espere até ver o que a região tem preparado para o Réveillon: trata-se, não de uma, mas de muitas festas que vão anunciar, com esperança e alegria, 365 dias novinhos em folha. E, como se isso não bastasse, nos hotéis prepararam-se programas onde a música e a gastronomia são protagonistas.
Médio Tejo
Tomar pode ser a cidade dos Templários durante a maior parte do ano, mas, em dezembro, transforma-se num mundo encantado do Natal. Este ano, não faltam mercados natalícios para todos os gostos. Pode visitar o Santa Cita - Aldeia Natal 2023, um evento feito a pensar nos Natais passados com os nossos avós, até 17 de dezembro. Já o Mercado da Estrelinha + Street Food - Edição Natal abre a 22 de dezembro e termina no dia seguinte, prometendo dar vida à cidade com animação cultural e comida de rua.
Para o Ano Novo, a Praça da República vai acolher uma festa com atuações dos DJ Superfly e JBK e da Banda K"Preta. O fogo de artificio está marcado para a meia-noite, mas a animação só termina às quatro da manhã.
Os hotéis da região também têm programas festivos para entrar em 2024 com o pé direito. O Hotel dos Templários preparou um Jantar de Gala, ao passo que o Hotel República Tomar se inspirou no James Bond para criar o seu Réveillon temático. Já o Vila Galé Collection Tomar, com a sua localização estratégica junto ao Rio Nabão, é o local perfeito para não só se despedir deste ano, como visitar os principais pontos turísticos de Tomar. Outras opções não faltam e prometem uma noite inesquecível.