Com o regresso ao contacto presencial, Lisboa voltou a ser inundada de gente que não vem só fazer turismo. A cada dia que passa, surgem cada vez mais nómadas digitais, decididos a ficar na capital portuguesa para montar negócio, e a comunidade mobiliza-se pela 11.ª vez para proporcionar mais uma Semana do Empreendedorismo.
Corpo do artigo
De 16 a 22 de maio, as propostas são mais de 70 e têm em comum o facto de serem maioritariamente de acesso gratuito - e de estarem focadas no empreendedorismo.
"Lisboa, Futuro" é o lema para lançar temáticas como o investimento, o talento e a sustentabilidade face aos desafios que se colocam a uma cidade que, ainda em fase de retoma da pandemia e num contexto de conflito europeu, procura maximizar a sua eficiência, de modo a garantir que o seu ecossistema é atrativo para empresas e empreendedores se instalarem e crescerem.
A sessão de abertura está marcada para dia 16, às 16 horas, e nela o vereador Diogo Moura, com o pelouro da Economia e Inovação, falará da visão estratégica do Executivo Camarário para a cidade no domínio da economia e inovação. Segue-se um showcase com Margarida Figueiredo, diretora municipal de Economia e Inovação do Município, e Christiana Manzocco, director of Government Marketing da Dealroom.co.
Com mais de 500 startups no concelho e mais dois unicórnios internacionais a juntar aos 7 já existentes, que nas últimas semanas anunciaram a instalação em Lisboa, e ainda 50 gazelas, prontas a alcançar os mil milhões de dólares de valorização que as levará ao topo da cadeia empreendedora, o ponto alto do evento deste ano será a "Conversa: Gazelas, unicórnios e outros caminhos para o futuro", moderada pela jornalista Ana Marcela, com a participação do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Sebastião, Marcelo Lebre, Joana Rafael e Ana Pimentel, na qual, a fábrica de Unicórnios será certamente um dos temas a debate, seguido de networking e cabendo a sessão de encerramento ao autarca anfitrião.
O pontapé de saída do Hackatome é dado na terça-feira, dia 17, e este é um evento criado pela autarquia e desenvolvido pela Startup Lisboa, que desafia os universitários portugueses a criarem soluções inovadoras que procurem dar uma nova vida ao imobiliário inabitado do município.
No mesmo dia, realiza-se o Lisboa Talent Game no Jardim de Inverno da EMEL, que pretende abrir a porta para a experimentação de carreiras, em áreas como: programação digital, liderança, pensamento criativo, inovação e aprendizagem, juntando vários players dos setores, estudantes e especialistas.
Na área da sustentabilidade verde, destaque para a ESG WEEK 2022, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, que decorre em formato híbrido (presencial e a distância) e debate os grandes temas da Sustentabilidade, enquadrados no domínio ESG - Environmental, Social, Governance.
Incontornável é também a iniciativa do Compromisso Verde Lisboa, que se realiza na sexta-feira, dia 21, às 11 horas, na qual serão partilhadas boas práticas de Economia Circular de algumas empresas subscritoras desse compromisso, de forma a valorizar e dar maior visibilidade a este tipo de eventos e inspirar outras empresas da cidade na descoberta do caminho e dos benefícios da circularidade.
Na área do empreendedorismo, realçam-se elas!
Soft skills and Hard Skills de mulheres empreendedoras, porque não basta ter uma boa ideia para ser uma empreendedora. Criar um projeto sustentável e com continuidade implica ter conhecimentos técnicos de comunicação, marketing, gestão de pessoas, criar um Business Plan e muito mais. Implica obter competências pessoais. Neste evento pretendemos transmitir conhecimentos muito práticos de como obter sucesso no ecossistema empresarial com foco nas especificidades da cidade de Lisboa. Vai ser um evento online, organizado pela Lets Talk About Business.
Na quinta-feira será a vez da Business Challenge Tour iniciar passeio pedonal a partir da Biblioteca dos Coruchéus, às 15 horas, com visitas a negócios apoiados Pelo Lisboa Empreende+ que foram surgindo ou que se reinventaram durante a pandemia.
Na área das competências educativas, há ainda uma "Open House for Women", a 42 Lisboa abre as portas a todas as candidatas que queiram saber mais sobre a escola antes de completar a sua candidatura! Queremos que conheças as nossas alunas e outras candidatas como tu. O evento presencial na escola 42 Lisboa, Rua Neves Ferreira, 13B.
A ideia na área do talento, competências e emprego é questionar "O perfil empreendedor: uma questão de talento, competência ou personalidade?". A questão prevalece: nascemos ou tornámo-nos empreendedores? Eis uma questão inquietante sobre perfil do empreendedor. Será que nascemos já com traços e características que podem ser favoráveis à nossa senda empreendedora. Este também vai ser um evento online, organizado pela ONYOU - Empowering & Learning Experiences.
Na área do financiamento, hoje em dia, é impossível aceder à internet sem nos depararmos com conteúdos sobre Blockchain, NFTs e Criptomoedas. Neste domínio, há uma sessão dedicada ao Undico Founders Program, que inclui a Google, e anunciou a terceira edição deste programa dedicado a startups, que este ano vai privilegiar projetos da economia azul e tecnológicos.
A debate estarão ainda os imperativos de verificação digital, nesta nova era de informação descentralizada e, com a chegada da Web3 ao mercado, as possibilidades são infinitas. Também se procuram formas de como angariar fundos para projetos sustentáveis e fala-se de técnicas de fundraising versus a urgência da necessidade de implementação de projetos sustentáveis.
Mais informações e programação podem ser consultadas em:
https://sel.madeoflisboa.com