A integração de estratégias ESG (Environment, Social, Governance) é tão importante nas grandes empresas, como nas de menor dimensão. Ajudá-las a fazer esta transição e a compreender que podem, desta forma, melhorar os seus indicadores financeiros é um trabalho que CCIP e Novo Banco estão a fazer.
Corpo do artigo
Assista ao webinar "Sustentabilidade para pequenas e médias empresas".Assista ao webinar "Sustentabilidade para pequenas e médias empresas":
A sustentabilidade é uma das palavras do momento, mas ainda muito associada à vertente ambiental. No entanto, o conceito divide-se em três pilares que, em conjunto, transformam as organizações. Ambiente, social e financeiro (gestão ou governance) são áreas trabalhadas pelo ESG, a sigla que serve de chapéu a uma mudança que, para ser verdadeiramente transformadora dos negócios, deve seguir uma estratégica focada e coerente com o perfil de cada organização.
As exigências crescentes, por parte da União Europeia, impostas, para já, às grandes empresas estão a colocar o tema no topo das agendas dos gestores, sob pena de qualquer incumprimento ser penalizador para os negócios. Veja-se, por exemplo, a questão do financiamento que, gradualmente poderá atribuir melhores condições de crédito a empresas que demonstrem estar a trilhar este caminho. No limite, na próxima década, quem não tiver uma estratégia de ESG estará condenado a ficar para trás.
No entanto, este caminho torna-se mais difícil em empresas de menor dimensão. Nas PME ainda existe muito desconhecimento do tema, o que exige um esforço de acompanhamento por parte de associações empresariais, instituições do Estado ou, até, instituições financeiras. "Em cima destes desafios a que todas as grandes empresas estão expostas, há um desafio adicional que a banca tem, enquanto principal financiador e parceiro do tecido empresarial português", explicou Inês Soares.
Em declarações ao Dinheiro Vivo, a propósito do segundo webinar do Programa Sustentabilidade para Pequenas e Médias Empresas, uma iniciativa do Novo Banco em parceria com a CCIP e o Global Media Group, a Head of ESG Office do Novo Banco sublinha a importância deste apoio, não só porque é uma transição necessária na economia "pelas metas e desafios de transição com que Europa e Portugal se comprometeram, mas também por aquela que é a atividade indireta de um banco, ou o impacto ambiental e social indireto de um banco, que é medido por via do financiamento que damos".
A responsável de ESG do Novo Banco será uma das convidadas para este webinar, que contará igualmente com a presença de Clara Moura Guedes, CEO do Monte do Pasto, e de Bernardo Maciel, CEO da Younit Consulting, a que poderá assistir em direto, hoje, às 11h00, no site da TSF. Em debate estará o tema das vantagens do financiamento sustentável nas PME.