Portugal Exportador com forte aposta nos mercados de Espanha, Alemanha e Angola

O NOVO BANCO, Fundação AIP e Aicep levam a cabo a 14ª edição do evento, que promove as Exportações e a internacionalização das PME. Nestes 14 anos é notório o crescimento do peso das exportações no PIB, que já ascende a 44% em 2018. As empresas exportadoras já representam 35% do volume de negócios total das empresas.
Corpo do artigo
O Portugal Exportador, evento dedicado às exportações organizado pelo NOVO BANCO, Fundação AIP e AICEP Portugal Global, e que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República estará de regresso na próxima quarta-feira, dia 27, com o mote de juntar no mesmo espaço empresas portuguesas e potenciais compradores estrangeiros.
Nesta 14ª edição do Portugal Exportador, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa, Espanha, Alemanha e Angola, serão os mercados em destaque. O critério para esta escolha resulta de figurarem na lista dos principais destinos das exportações portuguesas. Terão um lugar de destaque no certame os setores, Metalúrgico e Metalomecânico - que representou 33% das exportações totais em 2018, o Agroalimentar, que tem dado cartas em termos de competitividade e inovação, e o e-commerce que faz hoje parte do ecossistema exportador..
A relevância do certame, que promove a internacionalização das pequenas e médias empresas que pretendem iniciar as exportações ou alargar a atividade a novos mercados, é comprovada, ao longo destes 14 anos, com o crescimento do peso das exportações no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2006 o peso deste indicador no PIB atingia cerca de 30%, em 2018, situou-se já nuns expressivos 44%.
Uma balança a pender positivamente
Para os promotores do evento, é evidente concluir que, nos últimos anos, as exportações têm sido um motor de crescimento da economia portuguesa. De acordo com dados divulgados pelo NOVO BANCO, nos últimos anos, o tecido empresarial português registou um significativo de incremento das exportações, passando a balança comercial a ser superavitária em 2012. E de destacar que, em 2018, registou o superavit comercial de 2 mil milhões de euros, apesar da ligeira desaceleração que se verifica no corrente ano.
Segundo informações do NOVO BANCO, as empresas com perfil exportador têm conseguido afirmar-se no tecido empresarial português, sendo que o seu peso no volume de negócios do total de empresas ascendeu a 35%, em 2017, contra os 20% registados em 2010.
No total das exportações portuguesas, até ao passado mês de julho, destacam-se as componentes "Viagens e Turismo", com um peso de 18%, e o grupo "Veículos e Material de Transporte" a representar 11%. No top 3 dos principais destinos dos produtos portugueses, Espanha mantém-se o principal parceiro de Portugal com 21% do total das exportações portuguesas, seguida da França com 14% e da Alemanha com 11%. Interessante verificar o crescimento de mercados como os EUA e Itália que apresentam uma taxa de variação homóloga até julho de 13% e 16%, respetivamente.
Um local para identificar tendências
Apesar da dinâmica verificada na aposta além-fronteiras, a verdade é que ainda há algum caminho para percorrer. Isto porque, segundo o Novo Banco, o contributo das exportações no PIB ainda está abaixo da média da União Europeia (onde se situa nos 46%) e de outras economias europeias como a Bélgica, com 88%.
A entidade bancária alerta ainda que, a diversificação dos mercados destino das exportações, é baixa, sendo que, em 2017, 66% das empresas apenas exportou para um país. A realização do Portugal Exportador visa também responder a este desafio da diversificação de mercados.
As inscrições para o Portugal Exportador continuam disponíveis através do site oficial do evento - www.portugalexportador.pt - ou mesmo no próprio dia, na antiga FIL.
E razões para as empresas que querem dar cartas além-fronteiras marcarem presença no evento não faltam. Ao longo do dia da 14ª edição do Portugal Exportador haverá oportunidade para as empresas interagirem com potenciais compradores e delegações internacionais, terão acesso a consultoria especializada em diversas áreas ligadas à exportação como "trade finance", instrumentos de cobertura de risco cambial, seguros de crédito, negócio internacional, operadores logísticos ou "social selling" e "networking".
Os participantes poderão também assistir a debates com temas como: "Passos para a Exportação", "Skills para a Exportação", "Acordos UE com países terceiros" e "Reino Unido: Brexit". A realização de cafés temáticos, que mais não são do que conversas mais informais de debate, vão servir para os visitantes conhecerem as oportunidades de negócio, por exemplo, na Ucrânia, Panamá, África do Sul, Polónia, entre outros países. Será possível assistir a cafés temáticos mais específicos, em que, por exemplo, o AICEP apresentará o tema "Como exportar e investir com financiamento das multilaterais".
Portugal Exportador em números:
• Mais de 1000 visitantes profissionais
• Três mercados em destaque
• Três setores no palco das atenções
• Mais de 100 oradores
• Mais de 100 expositores