
© Direitos Reservados
Conteúdo Patrocinado. Para aprender a andar de bicicleta, muitos de nós precisámos de um pequeno empurrão dos nossos pais, que fingiam ficar na retaguarda durante as primeiras pedaladas.
Corpo do artigo
O medo deu lugar à emoção e a bicicleta foi, para muitos, o veículo preferido até aos 18 anos, altura em que o automóvel veio tomar o seu lugar.
Apesar da sua comodidade, andar de automóvel significa enfrentar o trânsito todos os dias, o que pode ser um pesadelo para quem vive na periferia e trabalha na capital. As horas passadas no "pára-arranca" são puro tempo perdido, sem esquecer que acarretam custos elevados no orçamento familiar.
Sabendo que também precisámos de uma ajuda para começar a andar de bicicleta, o Município de Cascais criou agora condições para que os seus habitantes possam viver mais aquele concelho e ganhar coragem para deixar o automóvel em casa. Com o serviço Mobi, Cascais torna-se o primeiro município em Portugal a lançar um sistema integrado de transportes públicos, em que a bicicleta, o comboio e o autocarro funcionam como um só.
Esta iniciativa resulta de um conjunto de parcerias entre empresas internas e privadas: a Cascais Próxima, operador municipal, uniu-se à Scotturb, empresa de transportes públicos já licenciada naquele concelho, para ampliar a rede de carreiras, reduzir o valor do passe social em 26% e tornar as deslocações gratuitas para crianças até 12 anos. Existem agora mais seis novos autocarros em Cascais, que se vêm juntar aos já 25 existentes, cujas rotas, por exemplo, permitem levar passageiros desde a estação de comboios de Cascais ou da Malveira da Serra ao Hospital.
Por outro lado, num esforço para potencializar o serviço de bike sharing, foram restauradas 50 biCas e criadas 11 estações de recolha em Cascais, Estoril, Parede, Alcabideche, entre outros, que permitem assim conjugar o uso de bicicleta com outros meios de transporte público como o autocarro e o comboio, fazendo com que movimentar-se em Cascais seja mais económico, rápido e ecológico. Ainda este ano, o município irá concluir 70 km de ciclovias e disponibilizar aos utilizadores de Cascais 1.200 bicicletas, para que este veículo deixe de ser, para muitos, uma recordação do passado, e se prove cada vez mais como uma alternativa que traz saúde e poupa a carteira.
Para quem mesmo assim não consegue deixar o carro na garagem, a MobiCascais firmou uma parceria com a CP, de modo a criar um passe combinado "comboio + estacionamento", tornando mais leve esta despesa. Neste sentido, foram requalificados 30 parques, traduzindo-se em mais de 2500 lugares, e foi anunciada a construção de mais 4 parques, em Cascais e Carcavelos.