"Temos, em Penafiel, procurado sempre estar ao lado dos nossos concidadãos"
A juntar à crise sanitária, a autarquia de Penafiel tenta por todos os meios apoiar quem sofre com o impacto da crise económica e social decorrentes da pandemia.
Corpo do artigo
Abundante em Penafiel, o comércio de rua tenta sobreviver ao impacto da pandemia. Para atenuar este cenário, a autarquia aderiu a um projeto que consiste na criação de lojas online. O presidente do município, Antonino de Sousa diz que era preciso dar a volta, afirmando mesmo que: "Há momentos que não vale a pena remar contra a maré. É melhor procurarmos tirar partido da maré. Esta é a maré do online".
A plataforma agora criada permite às lojas locais terem acesso a um novo canal de venda, promovendo, desta forma, a transição para o mercado digital e assim dar visibilidade ao comércio tradicional, que inclui também um serviço de entregas ao domicílio.
Durante três meses, a autarquia vai disponibilizar gratuitamente um sistema de criação de lojas online de venda direta às empresas locais, assim como a integração das lojas e produtos das empresas de Penafiel na APP Comércio Local dos CTT, em formato marketplace.
Através do telemóvel e tendo em conta a sua localização, o consumidor vai aceder às lojas aderentes, tendo depois a possibilidade de selecionar as soluções de distribuição dos CTT para a entrega da encomenda.
O presidente da Câmara Municipal de Penafiel explica que, desde o início da pandemia, o objetivo é ir acompanhando as dificuldades que vão surgindo, procurando sempre estar ao lado dos concidadãos, e acrescenta, que no caso do comércio local, é muito importante que não se percam os hábitos pré-pandemia.
A par dos CTT, a autarquia conta com o apoio da Associação Empresarial de Penafiel, cujo presidente, Nuno Brochado, vê nesta medida, uma oportunidade de futuro, ao considerar que as lojas, com este projeto, vão ao encontro das pessoas, algo muito importante neste momento, porque se trata de uma montra disponível a todos os empresários.
Exemplo disso é Daniel Bessa que tem um negócio na área do vestuário. Este Natal, as vendas, na loja física, caíram mais de cinquenta por cento, mas o empresário aderiu ao projeto "Comércio Local", sobre o qual destaca as várias vantagens, que passam por estar associado a uma autarquia relevante na região Norte do país, aos CTT, uma empresa com idoneidade e permitindo acesso gratuito ao projeto, tendo assim presença online.
O Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro é também um um dos braços do projeto dando apoio ao comércio local em Penafiel.
MENSAGEM DE NATAL E EXPETATIVAS PARA 2021
Antonino de Sousa é presidente de uma autarquia situada numa das regiões mais afetadas pela Covid-19. O autarca garante que o concelho de Penafiel, no norte do país, está preparado para recuperar, em 2021, da crise sanitária, económica e social.
"Sempre demos provas de uma extraordinária resiliência. Tem sido assim ao longo dos anos, em crises anteriores de grande dimensão. Já vivemos momentos difíceis, como a crise dos têxteis e das confeções e nós fomos capazes de superar e hoje temos aqui algumas das maiores empresas nacionais deste setor. Penafiel já sofreu tanto com a crise financeira, mas fomos sempre capazes de ultrapassar as contrariedades. E até ganhámos mais resistências. Temos um tecido empresarial muito forte".
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2020/12/antonino_de_s_20201225231423/hls/video.m3u8
Para alavancar a recuperação, Antonino de Sousa, autarca de Penafiel, espera que se concretize a mais aguardada das notícias. Acredita que a chegada das vacinas vai trazer uma nova esperança. Já sente isso em relação ao ano de 2021. Enquanto o plano de vacinação contra a Covid-19 não tiver início, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, apela, no Natal, à responsabilidade de cada um, para o bem de todos.
"Todos gostamos de estar com familiares e amigos, mas nesta altura do ano esse sentimento de maior proximidade acaba por se evidenciar. É uma circunstância que acontece naturalmente, mas de facto todos temos a perceção que este ano é um ano bem diferente e nessa medida, também temos que estar no Natal de uma forma diferente, respeitando as normas e evitando os contactos de proximidade".