
Conteúdo Patrocinado. Para amantes de História e em particular do tempo da II Guerra Mundial, Berlim é o destino ideal.
Corpo do artigo
Em pleno século XXI, parece estranho que uma cidade pudesse ter sido o centro do mundo, ainda para mais graças a um muro que a dividia. Mas foi assim durante muitos e tensos anos, em que o Muro de Berlim simbolizou a divisão de ideologias, de superpotências, mas também de um país, de muitas famílias, de vidas. Berlim é uma memória do que foi, do não poderá voltar a ser, e do que de positivo se pode criar quando o futuro não está atrás de uma parede de cimento.
Na Bernauer Strasse, além do Muro original, existia um centro de visitantes e o memorial dedicado às vítimas. Desde novembro 2015 há um centro de documentação cuja mostra permanente inclui vídeos impressionantes, informação sobre os métodos de fuga, as pessoas que sucumbiram e as que sobreviveram, que nem todas as histórias tiveram finais infelizes. Um registo sonoro evoca os que, de picareta na mão, partiram o Muro em pedaços para vender como lembranças.
O Checkpoint Charlie é outro marco do tempo do Muro de Berlim, e um dos mais famosos. Mas para saber mais sobre este ícone berlinense, existem duas boas opções: a primeira, ler mais sobre este e outros destinos fantásticos que lhe sugerimos. A segunda, é simplesmente ir.