Viver com Doença em Portugal: Desafios Ambientais, Sociais e Económicos
Decorre a 7 de dezembro o Encontro GSK/ViiV Healthcare, que junta todos os anos diversos especialistas e associações de doentes para promover a literacia em saúde.
Corpo do artigo
Com a Cimeira do Clima a decorrer nos Emirados Árabes Unidos e, pela primeira vez, a debater a Saúde Pública, o Encontro GSK/ViiV Healthcare com Representantes de Associações de Pessoas com Doença desta quinta-feira, 7 de dezembro, que tem o apoio da TSF e do Diário de Notícias, vai focar, entre outras temáticas, as questões ambientais.
"Um quarto da população mundial já está a morrer devido a fatores como a poluição atmosférica, responsável por doenças cardio e cerebrovasculares, mas também pelas doenças alérgicas como a asma", alerta Luís Campos, presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente. O médico será um dos intervenientes na sessão focada nos desafios que enfrentam os doentes crónicos.
"As alterações climáticas e a degradação ambiental constituem o maior desafio que todos nós, e sobretudo os mais vulneráveis, enfrentaremos nos próximos anos no que diz respeita à saúde". Para mitigar riscos, Luis Campos tem exortado decisores e autoridades de saúde a adotar preocupações ambientais quotidianas em todo o tipo de políticas, seja de governação, de organização de serviços e empresas e até nas medidas comportamentais.
Empoderar os doentes e os representantes
A organização do Encontro GSK/ViiV Healthcare com representantes de associações de pessoas com doença encara estas sessões como contributos para reforçar e alargar o conhecimento dos doentes crónicos. Como se de ações de formação se tratasse, são convidados diversos especialistas que ajudam a refletir sobre matérias consideradas críticas para as associações de doentes capacitando-os a melhor defender os próprios interesses.
Como em outros anos, a iniciativa desta quinta-feira funcionará em modelo híbrido com presenças no Auditório da GSK Portugal, em Miraflores, e participações remotas. O evento é transmitido em plataforma própria e qualquer pessoa poderá assistir e questionar os oradores desde que efetue o pré-registo.
São convidados especialistas que ajudam a refletir sobre matérias consideradas críticas para as associações de doentes capacitando-os a melhor defender os próprios interesses
Conhecimento é poder
"O conhecimento nas competências de quem luta pelos direitos dos doentes crónicos é essencial. Não basta informação, a informação por si só não muda comportamentos e o conhecimento per si é uma das faces da mudança", advoga Cristina Vaz de Almeida, presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, que também vai estar presente no encontro. Enquanto aplaude a iniciativa, afirma ser necessário mudar o paradigma de intervenção nas doenças crónicas: "Temos visto ao longo dos anos que tanta informação não tem efeito substancial sobre o controlo e a diminuição da doença crónica, por isso a literacia em saúde aliada às ciências comportamentais é fundamental para alterar a situação".
Esta ideia de Cristina Vaz de Almeida é parte da mensagem que será difundida na Mesa Redonda "A pessoa com doença no centro das decisões em saúde com impacto ambiental, social e económico" onde além da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde e do Conselho Português para a Saúde e Ambiente vai estar presente Ana Sampaio da Plataforma Saúde em Diálogo e a ex-Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira. Conheça o programa completo abaixo:
9h00 - Sessão de Abertura "Unir a ciência, talento e tecnologia para, juntos, vencer as doenças" | Eric King, Diretor-Geral da GSK Portugal; André Mendes, Country Manager da ViiV Healthcare Portugal.
9h10 - "Alterações climáticas, invernos rigorosos e a ameaça da tripla epidemia: prevenir é o melhor remédio" | Paula Pinto, Médica Pneumologista e Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
9h50 - "A sociedade portuguesa e o estigma e preconceito face à pessoa com doença" | Ana Subtil, Investigadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-NOVA).
10h30 - "A proteção social e económica da pessoa com doença crónica" | Rui Bairrada, Chief Executive Officer da Doutor Finanças.
11h10 - Intervalo/Coffee break
11h30 - Mesa Redonda "A pessoa com doença no centro das decisões em saúde com impacto ambiental, social e económico" | Luís Campos, Especialista em Medicina Interna e Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente; Cristina Vaz de Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Rosário Zincke, Presidente da Plataforma Saúde em Diálogo; Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde e Professor Associado convidado na ENSP-NOVA.
12h20 - Sessão de Encerramento | Rita Sá Machado, Diretora-Geral de Saúde.
12h30 - Conclusões e feedback dos participantes