"20 quilos de peso na barriga". Um exercício para aprender a cantar com Montserrat Caballé
A cantora lírica Filipa Lopes foi aluna de Montserrat Caballé. À TSF recorda o dia em que foi a Andorra aprender com a soprano espanhola.
Corpo do artigo
É um momento recordado pela cantora lírica Filipa Lopes, ela que foi aluna da soprano espanhola que morreu este sábado, aos 85 anos.
À TSF, Filipa Lopes, que está agora no Teatro Nacional de São Carlos, recorda o dia em que foi a Andorra aprender com Montserrat Caballé.
"Ela pôs-nos, aos participantes, todos deitados no chão do palco, com um peso de 20 quilos sobre a barriga, na zona do abdómen, para treinarmos toda a musculatura da zona abdominal, para o cantor lírico, o apoio da voz é o ar. A respiração tem de estar muito bem trabalhada, é uma respiração abdominal. Neste caso, ela pôs-nos todos deitados de barriga para cima, com o peso em cima. Recordo-me da fotografia caricata que saiu no jornal na altura, nós todos deitados com o peso de ginásio para nos habituarmos", conta a cantora.
TSF\audio\2018\10\noticias\06\filipa_lopes_1_exercicio_pesado
Filipa Lopes recorda que Montserrat Caballé foi "afável e paciente" durante a masterclass em Andorra, mas o nervosismo impediu-a de aproveitar o momento.
"Eu estava tão nervosa na altura que eu sinto que não aproveitei tudo o que poderia ter aproveitado por causa do nervoso, do medo que eu senti. Recordo-me dela estar ao pé de mim, de pôr as mãos em cima de mim, na zona abdominal, como como qualquer professor de canto faz. E fiquei completamente assoberbada com aquela situação. Eu estava nervosíssima. Foi de facto, uma experiência muito engraçada, muito interessante. Gostava que tivesse durado mais tempo porque eu sinto que poderia ter aproveitado mais. Mas creio que não fui a única a sentir-me nestas condições", conta.
TSF\audio\2018\10\noticias\06\filipa_lopes_3_nervosissima
Filipa Lopes recorda que a carreira de Caballé "teve um grande impulso" quando substituiu Marilyn Horne na opera Lucrezia Borgia em Nova Iorque. "E foi a partir daí que a carreira dela teve um grande incremento".
Filipa considera a soprano catalã um exemplo a seguir na carreira que tem feito como cantora lírica do São Carlos: "Nós devemos aprender sempre com os bons exemplos. Ela foi sem dúvida um exemplo vocal, de artista, de voz, é absolutamente soberba."
TSF\audio\2018\10\noticias\06\filipa_lopes_2_sobre_humano
"Nem tenho palavras para descrever o suficiente a linha de canto, os legatos, os pianíssimos, o timbre da voz, o bom gosto musical, a técnica. É uma coisa absolutamente fora de série. Quem saiba do assunto, quem consiga apreciar tecnicamente parece que é quase sobre-humano o que estamos a ouvir. É absolutamente fabulosa, fantástica!"