
DR
"CineHarmonic 4 Dance" é uma homenagem às grandes músicas da história do cinema. Desde Charlie Chaplin a "Matrix" ou "Indiana Jones", o programa junta 200 músicos e 80 bailarinos.
Um espetáculo que une dança e música, mais de 200 músicos e 80 bailarinos em palco.
As bandas de música da Arrifana, de Souto, de Lobão e do Vale, todas do concelho de Santa Maria da Feira, juntam-se à academia All About Dance para reinventar 100 anos da história do cinema. Bruno Azevedo é o maestro da Banda do Vale.
"Estamos a falar de mais de duzentos músicos juntos, desde setembro que trabalhamos neste projeto. Os arranjos são do Luís Cardoso".
TSF\audio\2019\01\noticias\25\rute_fonseca_cineharmonic_4_dance
A ideia partiu da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e faz parte do programa da Festa das Fogaceiras, que termina este fim de semana. Gil Ferreira, vereador da Cultura, explica que o objetivo é juntar todos os músicos das quatro bandas filarmónicas do concelho, já centenárias, num percurso pela história do cinema.
"Desde os primórdios do cinema, desde o cinema mudo à atualidade. Vamos ter a ficção, a Broadway, nomes como Charlie Chaplin; assim como cinema que marcou o público jovem e família: "O pirata das caraíbas" ou o "Indiana Jones". É um programam muito abrangente que percorre um século de cinema"
Gil Ferreira acredita que esta é uma forma de aproximar o público da cultura e dar visibilidade às bandas do concelho.
"Fomentamos o acesso quer aos músicos, que podem participar em ações distintas, a filarmonia tem um reportório muito próprio e este projeto coloca a filarmonia noutras correntes estéticas".
Temas da história do cinema que vão ser interpretados por mais de 80 bailarinos, com idades entre os 14 e os 45 anos. O espetáculo "CineHarmonic 4 Dance" está a ser preparado há mais de três meses, diz Patrícia Pires, responsável da Academia All About Dance.
"Pegamos numa figura que é Charlie Chaplin e a partir dele criamos um anfitrião que estará com o público. Vamos interpretar alguns temas emblemáticos do cinema, um dos filmes presente é o "Matrix", depois temos dois temas como a musica "Sing, Sing, Sing", de Benny Goodman e outro tem musical "Sweet Charity"; de seguida Charlot e um apontamento de ballet e fado".
Desde a coreografia aos figurinos foi tudo pensado pela Academia. Patrícia Pires promete um espetáculo diferente e muito próximo do público.
"Começa logo no foyer, cá fora as pessoas vão ficar surpreendidas. Há uma grande interação com o público".
Bruno Azevedo, maestro da Banda do Vale, não tem dúvidas de que este espetáculo representa um desafio. "O principal desafio é conseguir juntar tantos músicos a tocar ao mesmo tempo, parece fácil mas não é. Se tivermos músicos não tão bem ensaiados as coisas não vão soar assim tão bem. Duzentos é um desafio, para nós maestros e para as próprias bandas".
O espetáculo "CineHarmonic 4 Dance" está marcado para este sábado, dia 26 de janeiro, às 22 horas, no Europarque, em Santa Maria da Feira.