Desde o fim de 2014 é possível entrar na Casa do Rio Vermelho, morada de Jorge Amado, Zélia Gattai, a família e os muitos, amigos. A TSF foi lá com a neta dos escritores Maria João Amado.
Corpo do artigo
Durante cerca de 40 anos o casal Jorge Amado e Zélia Gattai viveu no número 33 da Rua Alagoinhas, em Salvador. O casal trocou o Rio de Janeiro, nos anos 60, pela capital da Bahia, por causa da insegurança na cidade carioca, e com o dinheiro da venda, à MGM, dos direitos do livro "Gabriela, Cravo e Canela" comprou a Casa do Rio Vermelho.
A neta, Maria João Amado, cresceu a correr pelo jardim, a subir às árvores, a ouvir as histórias que a avó Zélia lhe contava na cozinha e a ler os livros do avô e dos amigos, como Saramago. Simone de Beauvoir, Jean Paul Sartre, Pablo Neruda, Roman Polanski ou Dorival Caymmi, mas também o Nobel português, passaram pela Casa do Rio Vermelho.
TSF\audio\2018\03\noticias\20\20_mar_rod_maria_joao_amado
A estrutura foi mantida e a casa tem "15 ambientes", incluindo o jardim onde as cinzas de Jorge Amado e Zélia Gatai estão, nos quase dois mil metros quadrados que ela tem. Há mais de 30 horas de áudio, muitos vídeos e inúmeras peças de arte e cartas para ver e ler.
Foi pelas memórias do casal de escritores que o repórter Ricardo Oliveira Duarte viajou, com a companhia da neta de Jorge e Zélia.
171451177
"A TSF na Bahia com o patrocínio da EDP e o apoio TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado."