
créditos reservados
A Arte da Comédia é o primeiro espetáculo deste ano, do teatro Oficina e estreia esta noite, no Grande auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Corpo do artigo
A Arte da Comédia é um texto do comediante italiano, Eduardo de Filippo, representar com disfarce assumido para enganar políticos numa cidade de província. João Pedro Vaz que encena este espetáculo diz que tudo começa com a primeira audiência do presidente da câmara municipal, indigitado que recebe o diretor da companhia de teatro. O antigo Barracão da companhia de teatro ardeu, a companhia mudou-se para o teatro municipal, onde o povo não gosta de entrar para ver as peças que a companhia faz para eles e onde os senhores não vão porque não gostam das peças que a companhia faz. O teatro e os governos, o publico e os subsídios, uma atualidade desta peça escrita em 1964 que tem hoje ainda mais brilho, nesta discussão entre o diretor da companhia de teatro e o novo presidente da câmara. Perante a recusa do novo presidente, o diretor da companhia de teatro, ameaça, sei todas as personalidades que hão de vir, aqui à Câmara, e por isso, os meus atores são tão bons, que vão fazer de médico ou de outra figura qualquer da cidade e nem vai perceber. É a arte da comédia, quando o teatro abandona o palco e faz da representação, matéria de luta política e arte do engano.
A Arte da Comédia do Teatro oficina, estreia esta noite no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães às 21. 30h e fica apenas amanhã sábado também ás 21. 30h