Três anos depois de "Mundo Pequenino", os Deolinda estão de regresso aos discos com "Outras Histórias".
Corpo do artigo
Editado esta sexta-feira, "Outras Histórias" entrou diretamente para o Nº1 do "iTunes" e tem já digressão marcada com 25 concertos agendados. Quarto álbum de originais numa carreira já com dez anos e co-produzido com João Bessa, o novo disco dos Deolinda aponta novos caminhos na imagem musical do quarteto, enquanto outras histórias (sempre assinadas pelo guitarrista Pedro da Silva Martins) são cantadas por uma Ana Bacalhau cada vez mais madura vocalmente, com o envolvimento da equipa coesa que tem no multi-instrumentista Luís José Martins e no contrabaixo de Zé Pedro Leitão os dois restantes elementos.
[youtube:7rNP87OYcho]
Com histórias em que cada ouvinte pode encontrar uma situação ou um "boneco" que conhece ou com que se identifica, este "Outras Histórias" dos Deolinda arrisca-se a ter o mesmo destino do álbum que o antecedeu - "Mundo Pequenino" - e que recebeu vários galardões, com destaque para um Globo d" Ouro e um Prémio José Afonso.
Entretanto o grupo decidiu que este novo trabalho devia ter alguns convidados e o resultado foi um luxo: a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo; os arranjos de cordas de Filipe Melo; a voz de Manel Cruz dos Ornatos Violeta (num dueto com Ana Bacalhau em "Desavindos"); Riot, dos Buraka Som Sistema (em "A Velha e o DJ"); o percussionista e vibrafonista António Serginho; os bateristas Mário Costa e Sérgio Nascimento; o harpista Eduardo Raon e o teclista Eurico Amorim com órgão "hammond".
E embora esta vasta equipa que participou na gravação de "Outras Histórias" não vá acompanhar os Deolinda "na estrada", o grupo inicia a digressão do novo disco já no próximo fim de semana: a 26 e 27 de Fevereiro na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão; a 18 de Março, passam pela Póvoa do Varzim; a 19 desse mês vão estar em Beja; a 23 regressam ao Norte, a Bragança; a 26 visitam Albergaria-a-Velha e encerram o mês de março em Leiria, no dia 31. Em Abril, será a vez de Castelo Branco (no dia 8); Lisboa (a 22) e Lagoa (a 24) ouvirem os Deolinda que, em maio, no dia 6, chegam ao Porto, antes de partirem para a Bélgica onde vão cumprir três concertos, regressando depois a palcos portugueses, com datas marcadas até finais de Outubro.
Uma agenda preenchida, sempre com "Outras Histórias para contar... cantando.
Pode ouvir, na integra, a entrevista de Mário Dias aos Deolinda, na segunda-feira, 22 de fevereiro, no programa Zona Global que vai para o ar depois do noticiário das 23h.