“A história veio ter comigo e quis ser escrita.” Luísa Sobral lança novo livro
"Nem Todas as Árvores Morrem de Pé", da editora Dom Quixote, é a estreia da cantora na ficção. Luísa Sobral conta à TSF que a inspiração para a história surgiu de uma notícia e que escrever o livro não foi uma escolha consciente
Corpo do artigo
"Esta história veio ter comigo, eu fiz uma canção dela [Maria Feliz] e depois ela continuou a viver em mim, a querer ser escrita.” É desta forma que Luísa Sobral explica à TSF que não foi a própria que escolheu escrever o livro, mas antes o livro é que decidiu ser escrito. Começou como uma peça de teatro, porém a cantora percebeu que tinha de ser um romance.
Luísa Sobral afirma que a inspiração veio de um artigo enviado por uma amiga: "Os meus amigos enviam-me notícias, às vezes, quando acham que podem ser inspiradoras.” Neste caso, era sobre um casal alemão que vivia em Vila Real e que “decidiram terminar a vida juntos. É assim que o livro começa, mas com a peculiaridade de eles terem mudado os nomes para José Feliz e Maria Feliz”, revela.
“Para mim, o que era bonito daquela história era a ironia do casal Feliz decidir terminar a vida juntos. Foi daí que parti”, refere, sublinhando que a notícia do casal alemão foi “só inspiração, o resto é tudo criado”.
Luísa Sobral é também autora do livro de contos infantis Quando a porta fica aberta, da editora Caminho, publicado em 2022.
