Veraneantes é uma peça de Gorki do início do século XX, na Rússia. Estreia quinta-feira, 9 de março, no Teatro Nacional S. João, no Porto.
Corpo do artigo
Veraneantes foi escrita por Maksim Gorki, o homem que escreveu as linhas programáticas do partido comunista russo, no início do século XX, e esta peça foi escrita no ano da morte de Tchekov, amigo de Gorki e traduz o verão da classe emergente na Rússia, a burguesia, nas datchas, as casas de veraneio.
Nuno Cardoso, que encena este espetáculo, fala no momento russo desta peça, com esta classe de advogados, médicos e professores, a burguesia emergente que sucede à aristocracia. Uma peça de teatro sem história, momentos destas personagens, muitas personagens que se encontram nesta beira-rio, conversando sobre tudo e sobre nada, criando dramas e depois voltando para casa para dormir, sucessivamente seguindo os dias.
Uma crítica mordaz, abrindo estas imagens, como se pudéssemos ver para dentro destas personagens e percebendo quem são. São eles os veraneantes nas datchas, casas de verão, na Rússia do início do século XX, mas onde o texto pouco ou nada sofreu, apesar de estarmos a mais de cem anos da publicação de Veraneantes de Gorki.
Veraneantes, estreia amanhã, quinta-feira, 9 de março, no teatro Nacional S. João, no Porto, com encenação de Nuno Cardoso.
interpretação
Afonso Santos - Vlass Mikháilovitch
António Parra - Nikolai Petróvitch Zamislov
Carolina Amaral - Sónia Lvovna
Cristina Carvalhal - Maria Lvovna
Dinarte Branco - Lákov Chalimov
Iris Cayatte - Kaléria Vassíliovna
Joana Carvalho - Olga Alekséievna
João Melo - Kirill Akímovitch Dudakov
Margarida Carvalho - Júlia Filíppovna
Maria João Pinho - Varvara Mikháilovna
Mário Santos - Semion Semiónovitch Dvoetótchie
Nuno Nunes - Pável Serguéievitch Riúmin
Pedro Frias - Serguei Vassílievitch Bássov
Rodrigo Santos - Piotr Ivánovitch Suslov
Sérgio Sá Cunha - Maksim Zímin
coprodução Ao Cabo Teatro, Centro Cultural Vila Flor, Teatro Nacional D. Maria II, TNSJ
M/12 anos, dur. aprox. 2h40, com intervalo
Espetáculo em língua portuguesa, legendado em inglês, fica às quartas às 19h, de quinta a sábado às 21h e aos domingos às 16h, ainda até 18 deste mês de março.