
Filipe Ferreira
Montanha Russa é um espetáculo a partir de verdadeiros diários de adolescentes, desde os anos 70, até hoje e está no Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa.
Corpo do artigo
Começaram por pedir a todos que entregassem por momentos os diários que escreveram em adolescentes, Miguel Fragata e Inês Barahona queriam fazer um espetáculo a partir dessas páginas escritas para ninguém ver, desabafos, confissões, adolescentes em carne viva, ali a amar e a odiar, a soluçar ou a ter as primeiras experiências. A música de Helder Gonçalves e a voz de Manuela Azevedo fazem deste espetáculo um momento onde Miguel Fragata foi buscar ideias à sua própria adolescência e Inês Barahona diz que foram fazer o convite aos Clã, muito devagar, mesmo que a musica bastante conhecida tenha feito parte da adolescência de Miguel Fragata e que tenha incluído essa ideia neste espetáculo. Juntar todas as paginas dos diários que formam recebendo e fazer disso um espetáculo foi uma árdua tarefa uma verdadeira montanha russa.
Montanha Russa, está na sala Garrett no Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa e fica, quarta feira, às 7 da tarde, de quinta a sábado às 9 da noite e no domingo às 4 da tarde e no ultimo dia, dia mundial do teatro a 27 de março está às 9 da noite.
depois da apresentação de 23 de março, decorre a noite teen friendly: um grupo de consultores adolescentes transformará o átrio do D. Maria II num espaço onde não faltará muita música para dançar a verdadeira montanha-russa que é a adolescência. Inserido no projeto Montanha-Russa está também o documentário Canção a meio, realizado por Maria Remédio, que documenta todo o processo de pesquisa levado a cabo por Inês Barahona e Miguel Fragata durante mais de um ano. Será apresentado no D. Maria II nos dias 11, 25 e 27 de março.
Depois dacarreira no D. Maria II, Montanha-Russa seguirá para digressão por várias salas do país: Teatro Municipal de Portimão (21 abr); Teatro Virgínia - Torres Vedras (26 abr); Teatro de Vila Real (11 mai); Centro Cultural Gil Vicente - Sardoal (25 mai); Teatro Nacional São João - Porto (21 mai - 10 jun); e Teatro Municipal Baltazar Dias - Funchal (30 jun - 1 jul).