A Guerra dos Tronos é uma das mais sangrentas e violentas séries de TV mas podia ser mais. A "lunática" morte de Jon Arryn foi filmada mas acabou por não aparecer no primeiro episódio da série.
Corpo do artigo
A revelação foi feita por John Standing, o ator de 81 anos que interpretou o papel de Jon Arryn, o homem que na série A Guerra dos Tronos foi quem educou Ned Stark e acabou morto por ter tido conhecimento da relação incestuosa entre Jaime e Cersei Lannister.
O nobre Jon Arryn aparece apenas no primeiro episódio da primeira temporada. E está morto. Com os olhos cobertos com duas pedras. Está imóvel, mas o ator que lhe deu corpo filmou uma outra cena.
[youtube:LTfRtrQ0HC4]
Em entrevista ao site Los Siete Reinos o ator conta que a morte de Jon Arryn também foi filmada. Minutos antes da gravação, o "realizador americano", Tim Van Patten, explicou-lhe o que queria: "quero que te levantes da cama e te arrastes pelo quarto. Levantas a mão e tentas agarrar aquele frasco de tinta". Moribundo, Jon Arryn, não consegue apanhar o frasco e fica coberto com o líquido. É aí que Cersei Lannister aparece. "A rainha entra no quarto e esmaga-te a mão e os dedos. É nessa altura que tu morres", pediu-lhe o realizador.
O ator respondeu-lhe: "Uau. Ok. Pode ser".
Na entrevista ao site espanhol, John Standing admitiu que a cena era "lunática" e "inevitavelmente, foi cortada".
Sem essa morte, muito ao estilo do autor dos livros, George RR Martin, a única vez em que Jon Arryn aparece no ecrã é já depois de morto. Está imóvel. Não se mexe e nem sequer respira.
Essa é, no entanto, uma interpretação que não o livra dos elogios dos entusiastas da série. Na mesma entrevista o ator admite, espantado, que os fãs da Guerra dos Tronos lhe enviam "cartas pelo papel que interpretou. Os elogios vêm de todos os lados. Dizem-me: que bem que estiveste". John Standing acha incrível tanto elogio e diz: "mas a única coisa que eu fiz foi fazer de cadáver!"