Embora o nome oficial seja MUSA CASCAIS, é de facto na Praia de Carcavelos que, anualmente, o "reggae" tem encontro marcado entre finais de Junho e início de Julho.
Corpo do artigo
Organizado como habitualmente pela Criativa (uma associação sem fins lucrativos) o Festival MUSA CASCAIS tem este ano um cartaz de excelência no panorama da música que tem na Jamaica as suas raízes. Juntando nomes do passado e do presente repartidos por três palcos (Musa Cascais, Dub Arena e Bass Station), o Festival começou ontem com a recepção ao campista mas é esta sexta-feira e sábado que nomes sonantes do "ska", do "reggäe" e do "soundsystem" vão encher de cores, aromas e sons a noite de Carcavelos.
Com mais dois palcos fora do recinto (o Beach Party MUSA CASCAIS 2017 e o FROM THE SUNRISE TO THE SUNSET, este último voltado para os que preferem ficar até mais tarde no Parque de Campismo) a edição deste ano conta, esta sexta-feira (e por ordem de entrada em cena), com nomes como os portugueses (do Vale da Amoreira) "Like The Man Said", o brasileiro (residente em Portugal) Andread Blessed; o francês Naâman; o jamaicano Fantan Mojah; mais um grupo brasileiro (os "Ponto de Equilíbrio") e, a encerrar esta primeira noite e como cabeças de cartaz, os jamaicanos repetentes no MUSA CASCAIS "Protoje & The Indiggnation".
Quanto ao segundo (e último) dia do Festival, abre com os brasileiros Kingdom Stage, passando depois pelo "reggäe" crioulo da "Rubera Roots Band", que antecedem os "velhos" (e grandes) senhores que são os "Skatalites" (quem se recorda, por exemplo, dum magnífico concerto que o grupo deu há uns anos em Sines, no FMM?). Mas continuando na contagem decrescente para o último dia do MUSA CASCAIS 2017, a noite de sábado recebe na Praia de Carcavelos os filhos das ruas de Kingston que são "Kabaka Pyramid & The Bebble Rockers"; outro histórico jamaicano que é Horace Andy (que embora não fazendo parte dos Massive Attack participou em todas as gravações de estúdio do grupo britânico de "trip hop") e, a encerrar com chave de ouro a edição deste ano do MUSA CASCAIS, o alemão Gentleman, nome bem conhecido do público português.
Um cartaz de luxo para um festival que tem na sustentabilidade um dos pontos de honra, é o que oferece a edição do MUSA CASCAIS 2017 que, a exemplo de todos os anos anteriores, nos remete para duas noites de "Positive Vibrations" (e o Mundo bem necessitado anda delas).