Para celebrar o 25 de Abril, a exposição de fotografias de João Pina, "Operação Condor", mostra o terror de Estado, promovido na década de 70, por seis países sul-americanos.
Corpo do artigo
A partir de sexta-feira, no torreão Poente do Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ser possível ver a exposição do fotógrafo João Pina, que mostra os locais e as pessoas que fizeram da "Operação Condor" a maior operação de repressão política da América Latina.
Seis países juntaram esforços para combater a subversão. O resultado foram 30 mil desaparecidos, 50 mil mortos, e 400 mil presos. Ainda hoje há julgamentos e procura de desaparecidos.
João Pina, fotógrafo português, publicou em livro, em 2014, as fotografias que agora vão estar expostas em Lisboa, que retratam uma histórias de revolta, mas também de silêncios.
Na Manhã TSF, o fotógrafo João Pina abriu as portas da exposição e explicou que este é um esforço de preservação de memória. Admite que tem vontade de fazer outras coisas fora da temática das prisões e perseguições políticas, mas continua muito interessado pelo tema.
A exposição Operação Condor, no torreão poente do Terreiro do Paço, é uma das iniciativas de "Abril em Lisboa", organizado pela EGEAC. É inaugurada esta quinta-feira, à tarde, e abre ao público na sexta-feira.