A outra vertente de António Chainho: "Fazia espetáculos solidários, dava aulas, nunca esqueceu Santiago do Cacém"

Créditos: Reprodução Facebook António Chainho
António Chainho nasceu em S. Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal. A TSF conversou com o presidente da câmara que partilhou "a outra vertente" do músico e compositor
António Chainho também foi professor. Na Escola Municipal de Guitarra Portugesa do Santiago do Cacém, concelho de onde era natural, as aulas eram concorridas. "Quem é não queria ter o privilégio de aprender com António Chainho?" Ouvido pela TSF, o autarca Bruno Gonçalves Pereira recordou esta terça-feira a outra vertente do músico e compositor, "solidário" com uma terra "que nunca esqueceu".
"Ele convidava músicos os maiores fadistas da praça, que vinham pró-bono, para quando era preciso aumentar fazer obras para um centro de noite, para ajudar as agremiações de São Francisco da Serra e não só", contou presidente da câmara, que era sempre convidado para apresentar "os espetáculos solidários" de António Chainho.
"Ele dizia com muito orgulho que era de São Francisco da Serra."
Sem "nunca esquecer" Santiago do Cacém, António Chainho acabou por dar aulas de guitarra portuguesa. "Nos últimos tempos, até online na Escola de Guitarra Portuguesa que criou e foi pioneiro. Foi a primeira que existiu no país e ele continuou mesmo já agora aos 80 e muito anos", partilhou Bruno Gonçalves Pereira.
Questionado sobre como eram as aulas, o autarca respondeu sem dúvidas: "Eram muito concorridas, então quem não queria ter aulas de guitarra portuguesa como o António Chainho? Até vinham pessoas, por exemplo, de Lisboa, para ter o privilégio de ter aulas com o grande mestre."
O músico e compositor António Chainho morreu esta terça-feira na sua residência em Alfragide, nos arredores de Lisboa, no dia em que completaria 88 anos.
