A banda desenhada foi escrita em Portugal, ilustrada no Brasil. Sempre à distância. A história promete mistério e intriga aos quadradinhos.
Corpo do artigo
O livro já foi lançado no Brasil e chega esta sexta-feira a Portugal, na Comic Con, que vai decorrer na Exponor, em Matosinhos.
Começou por ser um projeto em crowdfunding mas uma editora do outro lado do atlântico gostou tanto da ideia que acabou por comprá-la. "A Vida Oculta de Fernando Pessoa" é uma banda desenhada que conta de forma alternativa parte da vida e obra do poeta.
Tal como se pode ler na página oficial, convida o leitor "a conhecer factos históricos reais, desde o seu nascimento, articulando-os com um mundo sobrenatural, idealizado pelos autores.
Nesta história, Fernando Pessoa pertence a uma Sociedade Secreta que tem como objetivo salvar a sociedade portuguesa de um mal. Porém, essas obrigações forçam-no a tomar decisões difíceis que darão origem à sua afamada heteronímia."
O argumentista, André Morgado, vive em Portugal. O ilustrador, Alexandre Leoni, é do Brasil. Só se conheceram no lançamento do livro, na 11ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), no nordeste do Brasil, que este ano homenageou Fernando Pessoa. Até lá trabalharam sempre através do skype e do facebook mas garantem "que tudo correu bem".