O pianista e compositor, de 81 anos, dá um concerto esta sexta-feira no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.
Corpo do artigo
Abdullah Ibrahim está de regresso aos palcos portugueses, cinco anos depois do último concerto em Lisboa. "O recital desta noite não deve andar longe da estrutura desse álbum. Mas será o que este enorme músico quiser que seja. O que decidir no momento em que se sentar ao piano", afirma a Culturgest.
Dollar Brand - ou Abdullah Ibrahim, nome que adotou depois de se converter em 1968 ao Islamismo - nasceu em 1934 na Cidade do Cabo. Foi na África do Sul que formou os Jazz Epistles, uma das primeiras bandas jazz do país, mas nos anos 1960 rumou à Europa e depois aos Estados Unidos, apadrinhado por Duke Ellington.
À beira de completar 82 anos, Abdullah Ibrahim soma dezenas de discos, centenas de concertos, com diferentes formações e a solo.
Exposto a uma grande variedade artística e a colaborações distintas, o pianista é um dos históricos autores que ainda hoje "estabelece uma relação orgânica entre o jazz americano e as suas raízes africanas", como descreve a Culturgest, que o acolhe hoje.
"The song is my story" é o mais recente álbum do pianista, editado em 2014 por ocasião do 80º aniversário e recupera a gravação de um concerto dado em Itália.