"Abril em Setembro" celebra as conquistas da Revolução dos Cravos pelas ruas do Porto
Do Coliseu do Porto até às escadas na Igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha, o espetáculo é feito por um “coro em movimento” que quer comemorar a liberdade. A entrada é livre
Corpo do artigo
Cantar a Revolução dos Cravos no Coliseu do Porto e na rua. É esta a proposta do espetáculo “Abril em Setembro” que acontecerá este domingo, no Coliseu do Porto, às 17h00. O coro Cor(p)o Metropolitano sobe ao palco para cantar os clássicos do 25 de Abril, como o “Grândola Vila Morena”, e algumas canções sobre liberdade do seu repertório.
A atuação conta com a colaboração da coreógrafa Helena Oliveira, e, por isso, o diretor criativo Mauro Rodrigues promete um concerto dinâmico e uma celebração da liberdade. À TSF, Mauro Rodrigues explica que “o coro assume-se como um coro em movimento” e, por isso, não será um espetáculo “estático”.
O concerto começa às 17h00 no Coliseu do Porto. Quarenta minutos depois, está previsto o Cor(p)o Metropolitano e a plateia saírem à rua, até à Praça da Batalha, onde a atuação continuará nas escadas da Igreja de Santo Ildefonso.
“O concerto nunca chega a ter uma pausa, é feito em contínuo”, descreve o diretor criativo. “Há uma parte que acontece no Coliseu, mas depois, tal como aconteceu na revolução, todas as pessoas dentro do Coliseu passam a estar na rua e a cantar.”
Mauro Rodrigues diz que este espetáculo é uma tentativa de recordar que o 25 de Abril é uma conquista que não deve ser tida como garantida. “De facto, Abril não é uma conquista terminada, é algo que tem de ser sempre procurado e pelo qual é preciso estar sempre disponível a lutar. No fundo, estamos a falar da liberdade de todos enquanto povo”, explica. O criativo afirma que o nome “Abril em Setembro” surgiu com a intenção de lembrar que a Revolução dos Cravos deve ser celebrada não só em abril, mas todos os meses. “Na verdade, é um jogo de palavras que pode ser lido assim e foi isso que nos entusiasmou para este título”, partilha.
"Abril em Setembro" começa às 17h00 de domingo, 8 de setembro, no Coliseu do Porto. A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala. Quem quiser ir, deve levantar o seu bilhete na bilheteira do Coliseu. Cada pessoa pode levar, no máximo, dois bilhetes.
Antes do espetáculo, o Cor(p)o Metropolitano prestará homenagem à rádio, destacando o papel que este meio de comunicação teve no 25 de Abril. Para tal, vai haver uma emissão especial às 11h00 com o grupo e a Rádio Metropolitana do Porto na Praça da Batalha.
O coro Cor(p)o Metropolitano estreou-se em 2021 como projeto de construção social e cultural associado à prática artística e musical, com vontade de promover o sentido identitário e sentimento de pertença da Área Metropolitana do Porto. Hoje, é composto por mais de 500 membros provenientes dos 17 municípios da área metropolitana.
