Baseado na história verdadeira de uma menina com necessidades educativas especiais, nasceu o livro "Acácia e os Fantasminhas", que deu origem a um concurso literário nacional.
Corpo do artigo
Cinco meninos muito travessos, conhecidos como "os Fantasminhas", andavam sempre à procura de novas aventuras. Um dia chega à turma Acácia, uma menina doce, de olhos azuis e cabelos cor de avelã, diferente de todas as outras crianças. A coragem de Acácia acaba por levá-los a ver o mundo com outros olhos.
Esta é a história real que deu origem ao livro "Acácia e os Fantasminhas", de Margarida Pogarell, escritora portuguesa a viver na Alemanha, que retrata a inclusão de uma criança, em ambiente escolar, apesar das muitas dificuldades que tem.
E porque a menina retratada no livro é oriunda da vila de Armamar, em Viseu, a autarquia aproveitou para lançar um concurso literário a nível nacional, com o objetivo de encontrar "outras Acácias" e identificar mais casos reais de alunos com necessidades educativas especiais integrados nas escolas portuguesas.
Os vencedores do concurso, destinado aos alunos do 1.º ao 12.º ano de todas as escolas do país, foram já escolhidos.
Em entrevista à TSF, Cláudia Damião, vereadora da Câmara Municpal de Armamar, contou que a iniciativa foi bem-sucedida, e que poderá até ter seguimento.
TSF\audio\2018\05\noticias\03\claudia_damiao_almoco_tsf