Os três elementos que restam dos Led Zeppelin reconhecem que o "riff" de "Stairway To Heaven" é muito parecido com "Taurus", dos Spirit. Mas já lá vão quase 50 anos...
Corpo do artigo
Os três elementos que restam dos Led Zeppelin (Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones) foram ouvidos pela justiça norte-americana, em Los Angeles.
De acordo com a Bloomberg, as versões dos três parecem coincidir: reconhecem que os primeiros acordes de "Stairway To Heaven" são parecidas com "Taurus", composta pelos Spirit, mas alegam que Plant e Page escreveram a canção sozinhos - a acusação de plágio é relativa apenas aos primeiros acordes.
A Bloomberg acrescenta também que os três disseram que não sabiam quanto dinheiro tinham ganho (ou continuam a ganhar) por conta dos Led Zeppelin.
Talvez porque já passaram quase 50 anos ("Taurus" foi composto em 1968), Page "alega que não se recorda de nada sobre os anos sessenta e setenta, apesar de ter dito em entrevistas no passado que ouvia os discos do Spirit e que a música da banda o emocionava. E, além disso, esteve presente em concertos dos Spirit", disse o advogado que liderou os interrogatórios.
Em maio do ano passado o velho caso de alegado plágio ganhou outra força quando um juiz decidiu transferir a queixa para um tribunal federal nos EUA.
Em 2008 fizeram uma estimativa das receitas de "Stairway to Heaven" e chegou-se a este número: 562 milhões de dólares (512 milhões de euros).