Alice, uma gaivota e o professor Keating vão ocupar o palco do Teatro da Trindade
Clássicos do cinema, da literatura e do teatro marcam a próxima temporada do Teatro da Trindade, em Lisboa. A programação foi apresentada e inclui interpretações de Diogo Infante e Alexandra Lencastre
Corpo do artigo
Um dos grandes momentos da próxima temporada do Teatro da Trindade estará em cena entre fim de abril e início de agosto do próximo ano: replica um dos maiores sucessos do cinema dos anos 1980. Hélder Gamboa encena e Diogo Infante interpreta o papel principal no “Clube dos Poetas Mortos”, baseado no argumento de Tom Schulman, para o filme com o mesmo nome na tradução portuguesa. O espectáculo já teve versões em Nova Iorque, Cidade do México, Paris e Berlim, e chega a Lisboa numa co-produção com a Tenda Produções.
Já no início da próxima temporada, no dia 4 de setembro, vai estrear uma versão de “Alice no País das Maravilhas” inspirada em Lewis Carrol, com encenação de Marco Medeiros e com Soraia Tavares a protagonizar o mais famoso mergulho para o interior da toca de coelho que é a imaginação e a loucura de cada um de nós. O espectáculo terá música tocada ao vivo, com direção de Artur Guimarães – um especialista em espetáculos de teatro musical -, e as interpretações de FF, Ruben Madureira, Sissi Martins, Diogo Mesquita, Rita Tristão da Silva e Romeu Vala.
A temporada do Teatro da Trindade inclui várias abordagens atualizadas de títulos clássicos do teatro. “A Gaivota”, de Anton Tchékhov, encenada por Diogo Infante, promete um elenco de luxo liderado por Alexandra Lencastre, com Ivo Canelas, João Reis ou António Melo, entre outros. Vai estar em cena a partir do fim de janeiro até ao início de abril.
Outra revisão é uma encenação premiada de Ricardo Correia, para o clássico de Shakespeare “Romeu e Julieta”. O título está invertido e neste “Julieta e Romeu”, distinguido na 7.ª edição do Prémio Miguel Rovisco, ela é a filha de um político xenófobo e ele o filho de um imigrante. Vai estar em cena entre setembro e outubro.
Das oitos estreias do Trindade para esta temporada, merece ainda referência a "Menina Júlia", de Strindberg, com encenação de João de Brito, entre novembro e janeiro.
Também “Brokeback Mountain”, outro clássico do cinema já deste século, aqui numa co-produção do Trindade com o Teatro do Vão, encenada por Daniel Gorjão, com interpretações de Carla Galvão, Duarte Melo, Joana Ribeiro, João Candeias e Rui Pedro Silva.
Falta ainda referir “Verdadeiro Oeste”, de Sam Shepard, encenado por Rita Lello, numa co-produção do Trindade com a Nova Companhia.