O ministro da Cultura fala num "grande artista que tanto deu e continua a dar ao nosso país". O ator está a comemorar 90 anos e 75 de carreira.
Corpo do artigo
O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, considerou hoje que o 90º aniversário do ator Ruy de Carvalho constitui "uma data muito feliz para a Cultura portuguesa".
"É de uma enorme alegria festejarmos a vida deste grande artista, que tanto deu, e continua a dar, à cultura do nosso país e ao teatro português", afirma o ministro, numa nota sobre os 90 anos de Ruy de Carvalho e os 75 de carreira.
Para o ministro, a carreira de Ruy de Carvalho "tem estado associado a alguns dos maiores momentos da vida cultural portuguesa", como é o caso da abertura da RTP, em 1957.
Luís Filipe Castro Mendes lembra, a propósito, que ao longo da sua intensa carreira, Ruy de Carvalho interpretou a primeira peça de teatro transmitida na televisão portuguesa -- "Monólogo do Vaqueiro", de Gil Vicente - e também a primeira telenovela produzida em Portugal, "Vila Faia".
"Daqui a poucos dias estaremos a festejar os 60 anos da RTP e, com muita felicidade, a recordar o valioso contributo de Ruy de Carvalho", observa.
Num breve comunicado sobre o aniversário de Ruy de Carvalho, o ministro afirma já ter telefonado ao ator para o felicitar pelo aniversário.
Ruy de Carvalho é recebido hoje à tarde pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa. À noite, é homenageado no Salão Preto e Prata, do Casino Estoril, num espectáculo em que participam vários artistas, entre os quais Rui Veloso, Dulce Pontes, Luís Represas e Toy, além dos atores João e Henrique de Carvalho, respetivamente filho e neto de Ruy de Carvalho.