Um anjo virtual é o guia turístico do novo Centro Interpretativo do Barroco instalado na igreja do Espírito Santos, nos Arcos de Valdevez. Chamam-lhe "Asinhas" e é a estrela do monumento que dispõe agora de novas tecnologias de realidade aumentada e virtual.
Corpo do artigo
O anjo "Asinhas" que paira diante dos nossos olhos (através de óculos de realidade aumentada) e nos guia pelo património da igreja do Espírito Santo é a estrela do novo Centro Interpretativo do Barroco instalado naquele templo religioso dos Arcos de Valdevez.
TSF\audio\2018\12\noticias\22\liliana_costa_anjo_barroco
A igreja do Espírito Santo, imóvel do século XVII considerado de interesse público e um dos mais significativos exemplares do barroco no país alberga agora o Centro Interpretativo do Barroco, o qual incorpora novas tecnologias de realidade aumentada e virtual para interpretar o período do barroco e o próprio monumento.
A visita pode ser feita com um tablet ou com os óculos HoloLens, numa experiência inovadora onde se pode ver, por exemplo, a construção do altar em tempo real ou descobrir mais sobre a cultura barroca. O projeto foi liderado pela EDIGMA e coloca em prática alguns conceitos como imersividade, interatividade, realidade aumentada ou realidade virtual.
A Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez procedeu à recuperação do edifício e do seu espólio artístico, tendo investido mais de um milhão de euros, com apoio de fundos europeus, numa obra que conjuga "história e modernidade, passado e inovação", sublinhou o autarca João Manuel Esteves.
Esta igreja que agora é também palco de cultura (recebeu concerto inaugural de Rui Massena) além de templo religioso, é ainda porta de entrada para outro património barroco da região. Através de um mapa interativo, o visitante pode definir uma rota pelos mais de 40 monumentos assinalados.