"Banda menos conhecida pisa mesmo palco que as mais conhecidas." Rock no Rio Febras está de volta, pela primeira vez com campismo e cartaz de dois dias
O cartaz conta com uma banda norte-americana e grandes nomes da música portuguesa, mas, fiel à sua essência, o festival traz também músicos locais. Os ganhos têm já um destino: a construção de um lar de idosos
Corpo do artigo
Arranca esta sexta-feira o festival Rock no Rio Febras, que ficou conhecido depois do Rock in Rio em Lisboa ter pedido à organização, em 2022 — ano em que começou esta iniciativa —, para mudar o nome do evento devido à semelhança. Nesse ano, participaram cerca de 1500 festivaleiros, mas Vasco Marques, da organização, revela à TSF que este ano estão à espera de 25 mil pessoas.
O cartaz conta com um nome internacional: a banda norte-americana The Dandy Warhols, que há mais de dez anos ficou conhecida em Portugal pelos anúncios da Vodafone. Vasco Marques destaca também os artistas portugueses: "Temos Linda Martini, que também é um nome muito forte do rock português, Pluto, outra banda de Manuel Cruz dos Ornatos Violeta, [e] José Pinhal Post-Mortem Experience."
Contudo, o festival começou com uma vontade de dar palco às bandas locais. "A banda menos conhecida — há uma que até tem um músico aqui da freguesia — vai pisar o mesmo palco que as mais conhecidas, e este é também um dos objetivos do festival", sublinha.
Zamora, Indignu, Paraguaii, Travo e Growing Circles são as bandas locais, tal como Copa Funda, que ganhou um concurso de bandas promovido pelo festival, em parceira com a Câmara Municipal de Guimarães. O prémio era atuar aqui.
A entrada é livre, e os lucros da venda de comida e bebidas revertem para a Casa do Povo, a IPPS local que organiza o Rock no Rio Febras. Vasco Marques revela que a instituição tem um novo objetivo em cima da mesa: construir um lar de idosos. "Já conseguimos comprar o terreno com a ajuda das receitas deste festival, e agora vamos continuar a juntar os fundos necessários para um dia conseguirmos construir esse lar de idosos, que vai dar um apoio incrível a esta comunidade", afirma.
Pela primeira vez, vai haver campismo para os festivaleiros.
O Rock no Rio Febras vai dar música até sábado, dia 26, na Quinta da Ponte em São Salvador de Briteiros, Guimarães.
