Música, acrobacia, dança, humanos e animais no palco."Bestias", da companhia francesa Baro D`Evel, estreia esta noite em Malhadais, Odeceixe.
Corpo do artigo
É um espetáculo de novo circo em que vão estar em cena cavalos, pássaros, homens e mulheres.
"São dois cavalos, um deles é português, e quatro pássaros que contracenam com estes acrobatas que, ao mesmo tempo, são dançarinos, músicos e cantores. Os animais fazem parte do elenco como se fossem pessoas e, por vezes, até conduzem o espetáculo", explica Madalena Victorino, coordenadora do projeto Lavrar o Mar, que traz este espetáculo a Odeceixe, no concelho de Aljezur.
TSF\audio\2018\04\noticias\24\maria_augusta_casaca_bestias_novo_circo_12h
A responsável pelo projeto considera que se trata de uma encenação muito poética e revolucionária, em que os animais estão em pé de igualdade com os artistas. "Em cada cena, vemos o encaminhar do espetáculo para a relação entre o mundo animal e humano". No ar está sempre a pergunta: "Quem é mais humano, os homens ou os animais?".
https://www.facebook.com/lavraromar/videos/617780515225841/
A iniciativa, que decorre a partir desta noite e até dia 29 de abril, vai desenrolar-se numa enorme tenda de circo colocada num campo de futebol no sítio de Malhadais, em Odeceixe - um local onde a vida rural ainda acontece de modo muito intenso.
A companhia francesa chega a Portugal diretamente de Barcelona, onde fez as últimas atuações.
O espetáculo está interdito a crianças com menos de 6 anos, não só porque é necessário silêncio, mas porque toda a performance é percorrida por uma sensibilidade especial. "Tem uma música lindíssima e há a fragilidade dos pássaros e os cavalos na sua sensibilidade", sublinha Madalena Vitorino " É um espetáculo muito especial, não tem nada a ver com ficar em casa a ver televisão".