A banda portuense vai apresentar esta quinta-feira o novo álbum “Courage and Doom” na Casa da Música, no Porto
Corpo do artigo
A Casa da Música, no Porto, vai receber, esta quinta-feira, a celebração ao vivo de três décadas de Blind Zero que editam o novo disco "Courage and Doom" no dia seguinte.
Da sala de ensaios "Poltergeist", no início dos anos 90, até à Casa da Música em 2024, há um caminho que começa com o EP "Recognize" e o álbum de estreia "Trigger", ambos editados em 1995, até "Courage and Doom" que vai ver a luz do dia já esta sexta-feira.
Composto durante os tempos de privação que o mundo viveu, o nono disco da banda regista “alguns momentos de dor, angústia e sobrevivência nunca antes vividos. Tempos que condenaram este disco a ser o resultado de somas e dos impulsos exteriores que ocuparam e permanecem, ainda, como usurpadores do mundo interior e até da nossa intimidade. Atos irrefutáveis como a morte ou a perda de chão”, refere o vocalista Miguel Guedes.
“Courage and Doom” percorre diversos estados de espírito, mas não procura sínteses. “Também o lado luminoso de poder sobrevoar para olhar tempos únicos em que novas relações se criam após sentido deserto. Há uma ânsia luminosa de reencontro que percorre o disco, e que tenta fazê-lo afastar-se da condenação em que foi escrito e gravado. A redenção parece ter-se transformado num pecado capital, mas é muito desejada”, descreve Miguel Guedes, acrescentando: “O disco começou a ser pensado antes da nossa vida mudar, tal como a conhecíamos, e acabou de ser gravado numa fase de reencontros possíveis e na angústia de uma guerra a entrar pela porta do lado.”
Gravado e produzido por Nuxo Espinheira, “Courage and Doom” foi também masterizado por Christian Wright (Arcade Fire, Bjork, LCD Soundsystem, Massive Attack, Radiohead, The National) em Abbey Road, e misturado por Nelson Carvalho e João Bessa. A noite desta quinta-feira vai ser palco de uma dupla celebração, onde os Blind Zero vão comemorar três décadas e apresentar o novo álbum “Courage and Doom” na Casa da Música do Porto.
