São algumas das personagens das histórias de quadradinhos que vão estar em destaque a partir de sexta-feira, no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Este ano o tema central é a criança.
Corpo do artigo
Aproveitando o centenário das personagens portuguesas Quim e Manecas, criadas por Stuart Carvalhais em 1915, o 26º AmadoraBD vai dedicar a exposição central à presença da criança na nona arte, mostrando desenhos originais de obras como Little Nemo, de Winsor McCay, Peanuts, de Charles M. Schulz, e Mafalda, de Quino.
Em declarações à Lusa, o diretor do AmadoraBD, Nelson Dona, destacou o centenário da criação de Quim e Manecas, por ser uma banda desenhada "absolutamente vanguardista na história da banda desenhada europeia".
A exposição central apresentará "um olhar por todas as crianças que marcaram gerações que foram lendo banda desenhada", disse.
Nas vésperas da abertura ao público, numa visita pelo Fórum Luís de Camões - espaço central do AmadoraBD - pouco foi mostrado sobre a exposição central, ficando-se a saber que esta estará dividida por núcleos relacionados com a infância. Todo o espaço do Fórum estará graficamente associado ao imaginário infantil, como explicou o diretor.
Sobre as restantes exposições do AmadoraBD, no Fórum Luís de Camões estarão, por exemplo, uma dedicada ao argumentista André Oliveira, outra sobre o livro "O pugilista", que o autor alemão Reinhart Kleist vai apresentar no festival, e outra sobre o álbum "A batalha de 14 de agosto de 1385", de Pedro Massano, que remete para Aljubarrota.
O AmadoraBD estende-se a outros espaços da cidade - e também a alguns de Lisboa - destacando-se a exposição "Putain de Guerre - A Guerra das Trincheiras", do autor francês Jacques Tardi, que está já patente na Bedeteca da Amadora.
Este ano, a par da presença de autores estrangeiros, como Mathieu Sapin, André Diniz e Marcelo Quintanilha, o AmadoraBD contará com muitos autores portugueses, atestando a vitalidade da atual produção nacional, como referiu a organização.
A 26ª edição do AmadoraBD decorre de 23 de outubro a 08 de novembro. A organização espera acolher cerca de 30.000 visitantes.