Camané, Ricardo Ribeiro, Carminho, António Zambujo, Buba Espinho e Marina Mota no Caixa Alfama em setembro
Esta semana foi apresentada a próxima edição do festival Caixa Alfama, nos dias 27 e 28 de setembro, em Lisboa
Corpo do artigo
Camané, Marco Rodrigues, Marina Mota, Ricardo Ribeiro, Carminho e António Zambujo, juntamente com André Dias, Flávio Cardoso Jr e Tiago Maia no espetáculo "Em Casa d’Amália" ao Vivo, da autoria de José Gonçalez, os 50 anos de carreira de António Pinto Basto, Buba Espinho ou a Homenagem a Fernando Maurício por Jorge Fernando e convidados, são alguns dos destaques do cartaz.
São doze os palcos/espaços que vão receber dezenas de músicos e cantores que vão actuar na edição 2024 do Caixa Alfama.
Começando pelo maior palco do Festival, o Palco Caixa, no primeiro dia, dia 27, Camané regressa a Alfama. Com uma série de clássicos na discografia, o fadista editou o último trabalho "Horas Vazias" em 2021. Buba Espinho é uma das vozes mais promissoras da música portuguesa. Em 2023, editou "Voltar" e agora volta a Alfama para apresentar alguns desses novos temas.
Ainda no dia 27, o Palco Caixa recebe uma grande Homenagem a Fernando Maurício. Jorge Fernando juntará uma série de vozes que se sentem identificadas com esse legado.
O fadista Ricardo Ribeiro está de regresso ao Caixa Alfama para atuar dia 28 de setembro, no Palco Caixa. Discos como “Porta do Coração”, “Largo da Memória” ou “Hoje É Assim, Amanhã Não Sei” marcam o percurso desta voz maior da música portuguesa. Em 2023, regressou aos discos com "Terra Que Vale o Céu“. Com uma carreira marcante, tanto na música como na representação, Marina Mota nunca deixou morrer a sua alma fadista e vai mostrar todo esse seu fulgor no Palco Caixa, também no dia 28 de setembro.
Na edição deste ano do festival, o espectáculo "Em Casa d'Amália" ao Vivo vai instalar-se no palco principal. No dia 28, o anfitrião José Gonçalez recebe nomes como António Zambujo, Carminho, André Dias, Flávio Cardoso Jr e Tiago Maia, procurando sempre replicar o ambiente intimista e de partilha do programa da televisão.
O Rooftop do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, com vista sobre Alfama e o rio Tejo, volta a albergar o Palco Ermelinda Freitas. No dia 27, Kiko juntará jovens vozes que irão interpretar as canções de Fernando Maurício. No dia 28, a voz de um dos nomes maiores do Fado da atualidade, Marco Rodrigues.
O Palco Lotaria, no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima vai oferecer propostas diversas: no dia 27, o público poderá ouvir Miguel Ramos e António Pinto Basto que ali celebrará os seus 50 anos de carreira. No dia 28, será a vez de Ana Margarida Prado e Nuno Guerreiro (cantor da Ala dos Namorados) mostrarem os seus dotes fadistas.
O Museu do Fado, centro da memória da expressão maior da alma portuguesa, volta a receber o Caixa Alfama, com Lenita Gentil e António Vasco Moraes no dia 27, e Natalino Jesus e Tânia Oleiro no dia 28.
A proposta do Palco Amália, no Auditório Abreu Advogados, é para as vozes que garantem o presente e o futuro da nossa música. No dia 27, recebe os nomes de Diogo Ferreira e Ana Rita Prada. Já no dia 28, o Fado fica a cargo de Sérgio Onze e Célia Leiria.
Já o palco instalado no Grupo Sportivo Adicense, o Palco Bogani, este ano receberá nomes como Paulo Bragança e Silvino Sardo.
Depois do sucesso da edição do ano passado, as casas de Fado do bairro de Alfama voltam a estar convidadas a participar no Festival, numa parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro de Alfama. No dia 27 de setembro o público presente durante a tarde no Largo Chafariz de Dentro ficará a conhecer um pouco melhor o trabalho de espaços como Porta de Alfama, Fado na Morgadinha, Estaca Zero e Taverna del Rey. No dia 28 de setembro é a vez de se apresentarem Coração de Alfama, Grandes Cantorias, Bohemia Lx e São Rafael.
O Largo Chafariz de Dentro também acolhe um palco, o Santa Maria Maior. Neste palco desfilam os talentos de uma freguesia que vive o Fado durante todos os dias do ano. Estas serão vozes ligadas aos bairros mais típicos de Lisboa (incluindo Alfama).
O Palco Jogos Santa Casa, na Sociedade Boa União, receberá nos dois dias do Festival, talentos formados em escolas de Fado, como a Escola de Fado Cale Fundão, que, no dia 28, nos apresenta o talento de Ana Lopes, Flávia Pereira, Lara Rodrigues e Leonel Barata.
O itinerário do Caixa Alfama também passa pelas igrejas do bairro. No dia 27, a Igreja de São Miguel vai receber o espetáculo "Até Deus Gosta de Fado", preparado por José Gonçalez, e ainda a voz de Ana Sofia Varela. No dia 28, as vozes jovens que se farão ouvir na igreja pertencem a Carolina Varela Ribeiro e a José Geadas.
No dia 27, a Igreja de Santo Estevão vai receber Pedro Calado e Marta Alves. No dia 28, quem por lá passar poderá ouvir Fados religiosos cantados por fadistas vindos diretamente do Porto, Fernanda Santos com Lino Lobão à guitarra mostrando a vitalidade do Fado na cidade invicta.
O tradicional “Fado à Janela” no Largo de São Miguel, voltará a ficar a cargo dos músicos Jorge Silva, José Manuel Rodrigues, Miguel Monteiro e, finalmente, a mais recente adição aos espaços do Caixa Alfama, o Memmo Alfama Hotel que, com a sua vista sobre o bairro de Alfama, voltará a fazer parte do itinerário do Festival, com programação a cargo da curadora Teresa Brum.
Bilhetes já à venda e toda a programação disponível no site do evento, aqui.
