O novo projeto “Wanderer Songs (Cantares do Andarilho)” apresenta-se ao vivo, a 22 de janeiro, na Casa da Música, no Porto e, dia de 23 de janeiro, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa
Corpo do artigo
Nascido de um convite a diversos artistas contemporâneos, “Cantares do Andarilho” ou “Wanderer Songs”, como é conhecido internacionalmente, é um projeto de reinterpretação artística do repertório musical de José Afonso, inspirado no histórico concerto que o músico realizou no Coliseu de Lisboa, em janeiro de 1983.
Estas reinterpretações das emblemáticas canções de José Afonso foram artisticamente preparadas durante o mês de abril de 2024, através de uma residência artística no Teatro Faialense, nos Açores, que contou com a participação de diversos artistas, portugueses e estrangeiros: o diretor musical Tiago Correia Paulo, P.S. Lucas, Lavoisier, Selma Uamusse, Nacho Vegas, os músicos Augusto Macedo e Diogo Sousa e ainda Nástio Mosquito e Vic Pereiró nos audiovisuais.
Partindo do alinhamento desse espetáculo, com base na tradição mas também na inovação musical que já fazia parte da abordagem de José Afonso à sua música, “Cantares do Andarilho” aporta ainda a modernidade, por intermédio de um novo espetáculo audiovisual inovador, numa invocação artística de José Afonso no século XXI.
Logo a seguir dos espetáculos dos dias 22 e 23, vai ser editado o disco que resultou da residência artística no Teatro Faialense nos Açores, ficando também em formato físico (além das plataformas digitais) o registo de "Cantares do Andarilho (Wanderer Songs).
