O espetáculo atravessa a poesia, a música e o canto, homenageando a derradeira obra do professor e escritor nascido em Gouveia
Corpo do artigo
No centenário do nascimento de Virgílio Ferreira, os textos de "Cartas a Sandra", último livro do escritor, sobem ao palco do Teatro Gil Vicente, em Barcelos, pela mão de Alberto Serra e do coletivo Haja Ânimo.
O espetáculo tem estreia esta sexta-feira, às 21h30, e atravessa a poesia, a música e o canto.
"Este livro é uma belíssima obra literária que foge ao lugar comum das cartas de amor. Há ali um trabalho literário muito profundo ainda que cheio de sentimentos, às vezes até extremos", diz Alberto Serra sobre "Cartas a Sandra", a derradeira obra do escritor e professor, nascido em Gouveia.
As cartas, que servem de base condutora a todo o espetáculo, foram publicadas pela primeira vez em 1982 e são dedicadas à mulher de Vergílio Ferreira, à época já falecida. Uma obra que, através de Paulo (alter-ego do autor) cruza os espaços íntimos, existenciais e fantasmagóricos, numa pulsão de morte permanente.
Além desta publicação, serão também evocados outros textos do autor, nomeadamente acerca do país, da literatura e das artes. Propositadamente para este espetáculo de homenagem a Vergílio Ferreira, ao coletivo Haja Ânimo juntam-se um pianista, um guitarrista e duas cantoras.