A vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Leiria revelou à TSF o que os visitantes poderão ver e ouvir neste evento.
Corpo do artigo
O Castelo de Leiria vai receber, este sábado a partir das 16h, um concerto de música medieval. O evento, que está inserido no Ciclo de Música Medieval de Leiria, tem o objetivo de reproduzir a música e os sons que se ouviam na Idade Média, nomeadamente nos tempos do rei D. Dinis, como explicou à TSF Anabela Graça, vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Leiria.
"É um concerto que está incluído no Ciclo de Música Medieval de Leiria. Este ciclo tem seis concertos ao longo do ano. Cada um dos concertos é precedido de um workshop, sob o mote 'Uma Janela para a Cultura Medieval Ibérica' e estão posicionados ao longo do ano em dias importantes do calendário solar, religioso e pagão. Neste caso, dia 23 de março, estamos a falar do equinócio da Primavera e, portanto, vamos ter o segundo concerto, que é intitulado Entre o Mar e a Terra. O foco está nas cantigas de amigo, que são interpretadas desde o manuscrito medieval conhecido como o pergaminho vindel", contou Anabela Graça.
A vereadora revelou ainda o que os visitantes poderão ver e ouvir neste evento.
"Na primeira parte temos o workshop. Neste primeiro momento, às 15h00, o tema do concerto é diálogo intercultural, a herança e segue-se, de seguida, o concerto às 16h00 na Igreja da Pena. Portanto, toda a atividade é no Castelo de Leiria e está dividida em dois momentos. O primeiro momento é o workshop, que tem como mote uma janela para a cultura medieval ibérica, em que estão posicionados ao longo do ano e em vias diferentes a explicação do porquê daquele concerto e, a partir daí, as pessoas têm conhecimento mais profundo do que é que vai acontecer no concerto, que instrumentos é que vão ser tocados. Temos sempre uma apresentação do artista convidado, há uma visão mais profunda do contexto histórico, dos instrumentos e do seu significado cultural. É este o objetivo do workshop que acontece uma hora antes do concerto", explicou à TSF a vereadora da Câmara de Leiria.
Para a responsável, este Ciclo de Música Medieval de Leiria é como uma viagem no tempo.
"É uma oportunidade única para o público em geral de familiarizar com a alma da música, oferecendo esta visão deste período da nossa história e o quadro em que vivia, das relações. Sem dúvida que queremos, com estes concertos, fazer uma viagem, uma viagem no tempo", acrescentou.
O concerto é este sábado a partir das 16h00, é organizado e promovido pela Câmara Municipal de Leiria e conta com a direção do músico e investigador de Leiria Ricardo Alves Pereira e da multi-instrumentista, escritora e música dedicada a várias plataformas de produção artística, Esin Yardimli Alves Pereira.
