"Cinco mil loucos de 55 países." Ovar recebe a Convenção Europeia de Malabarismo
O evento conta com profissionais e amadores do circo, mas também quer envolver a população da cidade. "São nove dias dedicados a partilhas", conta à TSF uma das coordenadoras da iniciativa Eva Cabral
Corpo do artigo
A cidade de Ovar recebe a próxima Convenção Europeia de Malabarismo, que se realiza de 27 de julho a 4 de agosto. Entre acrobatas, monociclistas e manipuladores de fogo, estarão presentes perto de cinco mil artistas de 55 países diferentes, da Europa e não só, num evento organizado pela Associação Europeia de Malabarismo que quer trazer formações, competições e espetáculos à cidade nortenha.
"É o maior e mais colorido evento do mundo do malabarismo", lê-se na página de internet do evento, esclarecendo que "europeu" é apenas um nome, pois acaba por juntar artistas de circo de todo o mundo. Traz atividades privadas para os artistas inscritos, mas também momentos abertos ao público, como a parada de malabaristas, que terão como palco a Praça da República, o Largo de São João de Ovar e a envolvente da praia do Furadouro.
Acima de tudo, como explica uma das coordenadoras do evento à TSF, "é um acontecimento feito de malabaristas para malabaristas". As palavras são de Eva Cabral, da companhia circense Marimbondo, uma das organizadoras da convenção, que uniu esforços ao Coletivo Terylene para trazer o evento a Ovar. "São nove dias dedicados a partilhas" e uma oportunidade para os artistas trocarem técnicas, truques e ideias, esclarece ainda. A maioria deles deverá ficar alojada no Clube de Caça e Pesca de Ovar e em Cortegaça.
Esta vai ser a 46.ª edição da Convenção Europeia de Malabarismo. É a primeira vez que Portugal continental acolhe o evento, depois de um último encontro de menor dimensão nos Açores, em 2017. A edição deste ano contou com o apoio da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira, bem como da Câmara Municipal de Ovar.
