A 30.ª edição de um dos mais importantes festivais europeus de cinema ambiental começa esta quinta-feira em Seia
Corpo do artigo
Começa esta quinta-feira, em Seia, o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Até dia 18, mais de 60 filmes oriundos de quase 30 países celebram o ambiente, tanto em termos cénicos como de consciência sustentável.
Sendo uma referência internacional do género, numa programação que inclui fitas premiadas em Cannes ou Veneza, o festival deste ano é também uma homenagem às pessoas de Seia e à ligação especial destes à natureza, com 30 rostos locais em destaque.
Exposições, conferências, concertos e workshops fazem parte dos nove dias de CineEco onde, claro, o grande ecrã é palco maior para a valorização do território, que resgata também a memória do cinema português através de filmes como “Cerromaior” e “Trás-Os-Montes”, clássicos recentemente digitalizados pela Cinemateca.
Na conversa que a TSF teve com Cláudia Marques Santos, a curadora do festival começa por nos explicar porque é o CineEco um dos mais importantes festivais de cinema ambiental da Europa.
Tiago Alves e Daniel Oliveira são os outros dois curadores do CineEco, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que este ano apresenta 64 películas de 27 países, selecionadas entre mais de 1800 filmes submetidos à competição.
Há para ver, por exemplo, “I Am The River, The River Is Me”, documentário de Petr Lom que retrata a viagem de canoa pelo rio Whanganui na Nova Zelândia pelo ancião Mahori, cujas práticas espirituais se tornam num apelo à aproximação à natureza e se combatam as alterações climáticas através de uma mudança de valores, e “O Melhor dos Mundos”, o novo filme de Rita Nunes, que extrapola a possibilidade de um novo grande sismo, em Lisboa, em 2027.
Destaque também para os chamados Encontros no Mercado, um espaço de oportunidades entre estudantes e jovens criadores de cinema em encontro directo com a indústria da sétima arte.
A ecologia e o cinema com o mesmo propósito no festival CineEco na Casa Municipal da Cultura, em Seia, entre esta quinta-feira, 10 e 18 de Outubro.
Toda a programação pode ser consultada em cineeco.pt.
