Segundo volume do audiolivro é apresentado, este sábado, no Espaço Miguel Torga, em Sabrosa. Contém contos de Júlia Ribeiro muito atuais e de conteúdo forte.
Corpo do artigo
O Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, no concelho de Sabrosa, lança, este sábado, o 2.º volume da coleção “ContoContigo”, que destaca temas como a guerra e a violência de género. É uma parceria entre a companhia Peripécia Teatro, de Vila Real, e a editora BOCA, com o apoio da câmara municipal.
O novo audiolivro contém dois contos de Júlia Ribeiro, que nasceu em Torre de Moncorvo. Histórias que ouviu na infância, na sua terra, e que muitas décadas depois passou a escrito, recusando-se a deixar morrer as vozes e os seus enredos e encantamentos.
Júlia Guarda Ribeiro nasceu a 17 de Agosto de 1938, na mesma noite em que três foragidos da guerra civil de Espanha se refugiaram na loja da casa da sua avó. Haveriam de inspirar um dos seus contos sobre a guerra.
A Peripécia teatralizou os contos da autora, em 2023, em vilas e aldeias de Sabrosa e arredores. É uma iniciativa do Espaço Miguel Torga para promover o acesso à literatura fora das quatro paredes do edifício, em São Martinho de Anta.
Nos espetáculos, a voz é da atriz Patrícia Ferreira e a música é de Rui Fernandes na viola amarantina. A encenação está a cargo de Luís Blat. As ilustrações no livro são da autoria de Zétavares.
Sérgio Agostinho, codiretor artístico da Peripécia, descreve os contos de Júlia Ribeiro como “muito atuais e de conteúdo forte”. Um deles é sobre a guerra, que volta a fazer parte dos nosso dias. “Fala da sua crueldade de uma forma algo dura, mas também poética e muito humana”, realça.
O outro conto aborda a violência de género. Segundo Sérgio Agostinho foi escrito com “alguma crueza e também de uma forma bastante explícita”, o que faz com que seja “uma forma corajosa de escrever”.
A equipa do “ContoContigo” decidiu levar esta temática da violência de género às aldeias e o que constatou é que várias pessoas disseram que “era a história da vida delas”. Tal faz com que “a história continue atual, infelizmente, apesar de ter sito escrita há várias décadas”.
A sessão de aprestação do 2.º volume da coleção “ContoContigo” está marcada para as 18 horas deste sábado no Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa. Tem entrada livre, e inclui a apresentação ao vivo de um dos contos que compõem o espetáculo.
