
Maria João Lopo de Carvalho no programa "A Escuta do Mundo", da TSF
Ana António / TSF
Nuno Artur Silva recebeu a escritora Maria João Lopo de Carvalho no programa "A Escuta do Mundo", da TSF, para uma conversa em torno do seu mais recente livro: "O Estoril Não Caiu do Céu - Fausto de Figueiredo - Uma história devida"
A obra centra-se na figura de Fausto de Figueiredo - apontado como o pai do turismo português - e é uma biografia romanceada que cruza investigação histórica e memória familiar.
Na TSF, a autora Maria João Lopo de Carvalho sublinha o carácter visionário de Fausto de Figueiredo: oriundo de uma aldeia perto de Celorico da Beira, chegou a Lisboa com apenas 15 anos, munido de uma carta de recomendação para trabalhar na farmácia Veiga, na Rua dos Retroseiros, e acabou por se tornar o responsável por um verdadeiro plano estratégico que transformou o Estoril num destino turístico de referência. Mais do que um hotel ou um casino, o plano combinava infraestruturas, acessos, lazer e publicidade - numa lógica quase "farmacêutica", em que cada ingrediente seria essencial para o resultado final.
Mas nada teria sido possível sem a passagem do Cometa Halley
Maria João Lopo de Carvalho descreve o episódio decisivo da vida de Fausto de Figueiredo, um encontro que mudaria o seu destino: no dia em que o jovem sobe ao quarto andar do prédio da farmácia Veiga para entregar um medicamento destinado a Clotilde Ferreira do Amaral, é a própria que o atende e é amor à primeira vista. O pai da jovem, José Ferreira do Amaral - homem poderoso e administrador da Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses - não aprova o relacionamento, mas a mãe, ao ler no Diário de Notícias que o Cometa Halley se aproximava da Terra, convenceu o marido a autorizar o casamento, já que o fim do mundo poderia estar próximo.
A história do romance entre Fausto de Figueiredo e Clotilde Ferreira do Amaral, contada com humor, serve para explicar o método de trabalho da escritora: a articulação entre fontes documentais, testemunhos familiares e aquilo a que chama a "dimensão secreta" das pessoas - o espaço do verosímil, onde há um pouco mais de margem criativa.
"A Escuta do Mundo" é um programa de Nuno Artur Silva, para ouvir às quartas-feiras depois das 13h00, com repetição aos sábados depois das 11h00. Sempre em TSF.pt e nas plataformas de podcast.