Espetáculo junto em palco a formação vila-realense de música contemporânea Oniros Ensemble e os artistas brasileiros Lívia Nestrovski e Fred Ferreira
Corpo do artigo
O espetáculo musical luso-brasileiro “Identidades” estreia este sábado à noite, às 21h30, no Teatro de Vila Real. Juntamente com o Oniros Ensemble, formação vila-realense de música contemporânea, o Teatro concebeu de raiz este projeto pensado para partilhar o palco com a dupla brasileira Lívia Nestrosvki (voz) e Fred Ferreira (guitarra).
As canções originais concebidas para este projeto têm como base textos de Natália Correia, A. M. Pires Cabral, Clarice Lispector, José Saramago, Leda Cartum, Renato Frazão e Luís E. Campagnoli. Foram convidados cinco compositores portugueses: Ângela da Ponte, Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa, Luís Figueiredo e Luís Trigo. Fred Ferreira escreveu propositadamente três temas.
O espetáculo “Identidades” faz parte da programação que celebra 20 anos do Teatro de Vila Real. O diretor, Rui Araújo, refere que “é um espetáculo inédito em todo o Mundo com particularidade de ser criado num território do Interior”. Sublinhando que a criação artística já é encarada em Vila Real com “uma certa normalidade”, salienta que “o país também precisa de ver o Interior com outros olhos”, pois “há músicos, há vontade, há capacidade de diálogo na arte contemporânea para fazer coisas que têm um interesse artístico válido aqui, em Lisboa, em Londres ou em Paris”.
Edmundo Pires, violinista do Oniros Ensemble, tem grande admiração pelo trabalho de Lívia Nestrovski. Conheceu-o através da compositora Ângela da Ponte, que lhe apresentou uma versão inovadora de um lied de Schumann, reescrito com letra em português e acompanhado por guitarra em vez de piano.
Edmundo descreveu a experiência como “absolutamente deliciosa”, pois “não há muita gente que tenha a coragem de alterar esta música, porque é quase um sacrilégio”. Nasceu aí a
ideia de fazer um trabalho conjunto com a cantora, que o Teatro de Vila Real apoiou, dirigindo o convite a Lívia Nestrovski.
Lívia Nestrovski nota que “Identidades” é um “encontro de universos e de desejos musicais artísticos”, admitindo-se “honrada” pelo convite que o Teatro de Vila Real lhe endereçou. Em palco vão ser apresentadas “oito peças, cinco delas de compositores portugueses e três peças do Fred, todas compostas para essa formação específica”.
O guitarrista Fred Ferreira acredita que os vila-realenses podem orgulhar-se deste espetáculo, bem como do Teatro Municipal. Na sua opinião, “conseguir levantar um trabalho desses, sustentar um teatro desse porte com uma orquestra de música contemporânea, atualmente, é algo de se aplaudir”. Por isso, é de “esperar que sintam muito orgulho neles próprios e no Oniros Ensemble”, que “é um grupo extraordinário”.
A dupla brasileira Lívia Nestrovski e Fred Ferreira termina em Vila Real uma digressão mundial de três que levou os artistas a Espanha, França, Suíça, Coreia do Sul, Indonésia, Austrália e África do Sul.
