Alunos do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez cantam logo à noite com o vocalista dos Xutos e Pontapés, num anfiteatro ar livre, para comemorar os 10 anos da instituição
Corpo do artigo
Gabriela, Alice, Irina e Margarida, alunas do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez, esperam sentadas no anfiteatro da vila, junto às margens do rio Vez, pela chamada para palco de Tim, o vocalista da banda Xutos e Pontapés. O músico ensaia a voz e os instrumentos com a orquestra também daquele conservatório, para depois cantarem todos juntos, canções bem conhecidas do público português.
“Viemos ensaiar para cantar amanhã (hoje) com o Tim. Vamos cantar “À minha maneira”, “A noite”, os “Contentores”, “O Homem do Leme”, “Não sou o único”, “Para Sempre”, “O postal dos correios”, o “Voar” e “Por quem não esqueci””, descrevem as amigas, comentando: “Estamos muito contentes com esta experiência. O Tim é fixe e tem uma voz espetacular.”
No palco montado nas margens do rio Vez, vai realizar-se esta sexta-feira à noite um concerto de Tim e mais 120 ‘artistas’ do conservatório, na sua maioria jovens alunos, e também alguns mais velhos que foram convidados da Universidade do Saber (sénior) local.
“Este é de certeza um momento único. É para isso que nos estamos a preparar, porque não é todos os dias que acontece isto, e tenho de agradecer a todos os professores e a todos os que se envolveram, não só neste projeto de Arcos de Valdevez, mas em todas as terras deste país, que levam o ensino da música para frente e que tornam possível esta magia ser espalhada por tanta gente”, referiu Tim, enaltecendo o espetáculo que assinala os 10 anos do Conservatório de Música e Dança de Arcos de Valdevez. E que pode fazer lembrar no formato, outro concerto que deu há dias num festival noutro ponto do país.
“No Rock in Rio também experimentei com 60 ou 70 músicos na orquestra, mas acho que isto aqui é capaz de ser mais bonito”, comentou divertido o vocalista dos Xutos e Pontapés, acrescentando: “Venho aqui participar com todo o gosto, vou cantar as minhas canções e cantar canções de outros. Vou experienciar um conjunto de músicos e essa parte é a mais interessante de todas.”
Na quinta-feira, o ensaio geral que juntou todos os intervenientes junto ao rio Vez, começou com a interpretação da canção “Voar” com o coro a cantar a parte do refrão: “Oh meu anjo da guarda faz-me voltar a sonhar. Faz-me ser astronauta e voar!”
Tim revelou, de resto, pouco sobre o que será possível ouvir no concerto desta noite. “Acho que alguém vai cantar a ‘[Minha] Casinha’ que não eu, mas o resto se verá. Não vamos estragar a festa”, disse.
A “festa” vai decorrer no anfiteatro ao ar livre de Arcos de Valdevez, às 21h30. Trata-se de uma iniciativa do conservatório local, que segundo o seu presidente, Nuno Brito, teve “um crescimento significativo no número de alunos desde a sua fundação” há uma década. E conta como parceiros com a Academia de Música de Elvas e com a escola de rock “Voar” de Tim e do seu filho Sebastião (Almada).
