Concertos, artesanato e desporto. Edição 632.ª da Feira de São Mateus em Viseu arranca esta quinta-feira
A edição deste ano tem "várias novidades", como no sábado, dia para qual está previsto o Mateus Fest, um festival de música que tem como cabeça de cartaz The Script
Corpo do artigo
A 632.ª edição da Feira de São Mateus, em Viseu, é inaugurada esta quinta-feira à noite, com a presença do primeiro-ministro, e decorre até 8 de setembro, com concertos, diversões, artesanato, expositores, desporto e um festival de música.
Ao longo dos anos, a Feira reinventou-se para conseguir atrair mais público, explica à TSF Pedro Alves, responsável pela organização.
"A Feira de São Mateus tem 632 eleições, é uma tradição ancestral e que, ao longo destes anos, temos tido a capacidade enquanto comunidade de nos reinventarmos e de conseguir ajustar aquilo que são as atividades do ponto de vista comercial e cultural àquilo que são também as aspirações das comunidades no seu tempo. E, mais uma vez, a feira este ano renova-se, inova e procura também acompanhar as mudanças que estão a acontecer do ponto de vista social", afirma.
A iniciativa começa este ano no início de agosto, depois de um ajuste de datas, que tem como objetivo levar também ao certame os muitos emigrantes que regressam para as férias no país.
"A primeira grande mudança é a alteração da Feira, pelo começo que tem agora no dia 1 de agosto, costumava ser mais tarde, entre 10 e 14. Percebemos que é também uma feira que vai ao encontro daquilo que é a nossa diáspora, que regressa a Portugal por esta ocasião e sentimos que os nossos emigrantes nos solicitavam também esta necessidade de querer fruir um pouco daquilo que era a experiência que mantiveram as diferentes gerações, de contacto com a Feira de São Mateus e daí alterarmos a data", acrescenta.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, presidirá à inauguração do certame, pelas 21h30, numa sessão que também contará, designadamente, com o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, os secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, e das Florestas, Rui Ladeira, e dos presidentes da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, e da Viseu Marca, Pedro Alves.
A edição deste ano tem "várias novidades", de acordo com a Viseu Marca, que organiza o certame, como no sábado (03 de agosto), dia para qual está previsto o Mateus Fest, um festival de música que tem como cabeça de cartaz The Script.
Outra das novidades é a "renovação do recinto" no sentido de "reforçar a segurança e o conforto", e, para isso, foram implementadas diversas medidas relacionadas com as entradas, casas de banho e lotação do recinto, adianta a Viseu Marca.
Assim, no dia dos concertos, o limite é de 25 mil pessoas no recinto que, este ano, tem a meio do picadeiro (avenida em frente ao palco), duas torres de áudio e vídeo, para que o público mais afastado "possa ter acesso visual ao palco e boa qualidade de som".
"A área da frente de palco foi aumentada, os portões de entrada terão maior e melhor acesso para os visitantes e foram instaladas casas de banho mais próximo da zona do palco", indica a organização.
No palco da Feira de São Mateus vão atuar artistas como Ivandro, Nininho Vaz Maia, Calema, Nuno Ribeiro, Diogo Piçarra, David Carreira, Sara Correia, D.A.M.A., Rui Veloso e Xutos & Pontapés.
"Como habitualmente, a gastronomia e as diversões são, igualmente, propostas da Guardiã das Feiras Populares, que conta já com mais de 600 anos de história", sublinha a organização do certame, que conta também anuncia "imensas atividades" desportivas.
