"Conhecer as ilhas através do mar é uma experiência incrível." José Pedro Castanheira regressa com novo "diário de bordo"
José Pedro Castanheira está de regresso à literatura de viagens com "À Descoberta das Ilhas Selvagens", o relato de uma travessia entre o continente e a Madeira
Corpo do artigo
Em tempo de férias, muitos aproveitam para colocar a leitura em dia. "À Descoberta das Ilhas Selvagens" é o mais recente livro de José Pedro Castanheira. Esta obra, inserida na categoria de literatura de viagens, segue-se a "Volta aos Açores em 15 dias", que José Pedro Castanheira lançou há dois anos e que recebeu, em 2023, o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga.
Ouvido pela TSF, José Pedro Castanheira explica que "À Descoberta das Ilhas Selvagens" é "o diário de bordo escrito por quem participa, por um dos tripulantes, neste caso, eu, de uma viagem de 15 dias até à Madeira. Eu, todos os dias, enviava, por e-mail, para um conjunto de familiares e amigos, cerca de uma centena, o relato daquilo que se ia passando na viagem, que foi marcada por variadíssimas tempestades, vários incidentes. Nós saímos do Porto de Sines, rumo à Madeira, depois as coisas começaram a correr muito mal. Este livro é a compilação desse relato que eu designei como diário de bordo".
A história de Portugal é marcada pelos descobrimentos. José Pedro Castanheira reconhece que a epopeia dos portugueses serviu de inspiração. "Procurei inspirar-me nas crónicas das viagens que foram feitas ao longo das descobertas. Mas não tenho qualquer ambição literária de me comparar a esses grandes vultos da literatura de viagens. Isto acaba por ser uma reportagem com bastantes fotografias, e com algum material que eu fui recolhendo antes da partida. Mas é evidente que há uma inspiração que me norteou no sentido de tentar descrever aos leitores que nunca navegaram, que não conhecem a Madeira, sobretudo que não conhecem as selvagens", adianta José Pedro Castanheira.
Relativamente às selvagens, o autor de "À Descoberta das Ilhas Selvagens" destaca ainda a experiência de conhecer a reserva das Selvagens. "Conhecer as ilhas, Açores, e mais recentemente a Madeira, através do mar, é uma experiência inebriante. E, no caso da Madeira, tivemos a oportunidade incrível de ir até às Ilhas Selvagens, e às Desertas, mas, em particular, às Selvagens, que são uma reserva natural. E percorrer as Selvagens é o descobrir um território, ainda por cima com um guia do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas extremamente competente e simpático e generoso. Foi um dia fantástico. É a natureza em bruto", remata José Pedro Castanheira.
"À Descoberta das Ilhas Selvagens" já está disponível nas livrarias. Tem a chancela da Tinta da China.
