Corpo do artigo
George Clooney a fazer de galã. É assim que se pode definir Jay Kelly, o novo de Noah Baumbach, pérola da secção Perlas no festival em San Sebastián. Foram muitos aplausos a um filme que pode estar na corrida dos Óscares. É uma história de um ator famoso que compreende que pode estar sozinho diante da glória. Adam Sandler é o seu agente e amigo. O filme está escrito com o habitual savoir-faire de Baumbach, mas é, sobretudo, uma comovente celebração da fantasia de Hollywood.
Na competição cinema espanhol documental: Histórias de Buen Valle, de José Luis Guerín, um olhar sobre um bairro periférico de Barcelona ameaçado pelo progresso. Um épico humano que tem momentos geniais onde a câmara de Guerín consegue colocar-nos perante a verdade de uma comunidade. A personagem mais genuína é uma senhora portuguesa emigrante. Pode estar aqui um dos filmes favoritos à vitória amanhã na gala final.
O júri, onde está a portuguesa Laura Carreira, tem muito por onde escolher, mas é lícito pensar-se que o argentino Las Corrientes e o basco Maspalomas possam estar entre os favoritos, mas não é de subestimar o furacão Angelina Jolie em Couture, da francesa Alice Winocour.
